Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADRITEM promove workshops dedicados aos ofícios tradicionais e à arte criativa

2019-06-28

No âmbito do projeto “ROTA CRIATIVA - Rede de Ofícios Tradicionais e Arte Criativa”, promovido pela ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, em conjunto com a ISVOUGA - Fundação Terras de Santa Maria da Feira e o CINDOR - Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, que visa a preservação do artesanato local, assim como a valorização económica dos produtos através da promoção de uma evolução criativa, vão ser realizados um total de 18 workshops até outubro, nove destinados ao público em geral e nove destinados a desempregados.

Estão para já agendados quatro workshops:

  • Workshop “Acessórios de moda (têxtil)”, no dia 6 de julho entre as 14h00 e as 20h00 em São João da Madeira, no OLIVA CREATIVE FACTORY, destinado a artesão e público em geral
  • Workshop “As artes e ofícios como saída profissional”, no dia 11 de julho entre as 14h00 e as 17h00, também em São João da Madeira, no OLIVA CREATIVE FACTORY, destinado a desempregados
  • Workshop “As artes e ofícios como saída profissional”, no dia 5 de setembro entre as 16h00 e as 19h00, em Ermesinde, no Espaço Artesanato do evento EXPOVAL, destinado a desempregados
  • Workshop “Materiais reciclados”, no dia 6 de setembro, entre as 14h00 e as 20h00, também na EXPOVAL, destinado ao público em geral.

A ROTA Criativa também vai estar presente em cinco espaços de promoção, a Feira Internacional de Artesanato, que decorre de 29 de junho a 7 de Julho, na FIL em Lisboa, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, que se realiza de 27 de julho a 11 de agosto, a Feira de Gastronomia de Vila do Conde, que tem lugar de 23 de agosto a 1 de setembro, a Exposição ROTA Criativa no Porto La Vie Baixa, que se realiza entre 2 a 6 de outubro e o Lisboa Design Show, que decorre de 9 a 13 de outubro.

A ADRITEM vai ainda promover a partir de julho, fora do projeto ROTA Criativa, em parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, uma formação dirigida ao público desempregado, dedicada aos bordados e com uma duração de 75 horas.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4