Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADRIMAG

Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira

Morada: Praça Brandão Vasconcelos, 10 4540-110 Arouca

Tel.: +351 256 940 350

E-mail: adrimag@adrimag.com.pt

Site: www.adrimag.com.pt

 

Território: Montemuro, Arada e Gralheira

Área: 1.689,70 Km2

Habitantes: 109.105 hab.

Densidade populacional: 81,70 hab./Km2

I10365-ADRIMAG.JPG 

Montemuro, Arada e Gralheira

O território de intervenção do GAL ADRIMAG corresponde aos maciços das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira. Englobando a totalidade dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Sever do Vouga e Vale de Cambra e algumas freguesias de Cinfães e S. Pedro do Sul, é predominantemente uma área de montanha, com zonas de forte densidade florestal, contrastando por vezes com alguns planaltos e a formação de numerosos vales. A altitude média é de 600 metros, atingindo os 1100 m nas serras da Freita e Arestal e os 1380 nos pontos mais altos da Serra de Montemuro.

A região, atravessado pelos rios Paiva, Arda, Bestança (afluentes do Douro) e Caima (afluente do Rio Vouga), distingue-se pela sua traça agrícola, nomeadamente pelo seu aspeto paisagístico e do cultivo de solos e setor de atividade predominante. É de destacar a relevância do setor primário, que absorve a principal fatia da população ativa nas zonas de altitude e do interior, contribuindo para alguma riqueza na região. A carne de vaca arouquesa, cabrito da Gralheira (com Denominação de Origem Protegida) e mirtilos são alguns dos produtos mais emblemáticos da região. Associados ao vasto património natural, cultural e gastronómico (em especial a doçaria conventual), têm vindo a fazer do turismo um setor de relevância crescente. Caça e pesca, termalismo, turismo de natureza, turismo em espaço rural e geoturismo são algumas das modalidades que inspiram cada vez mais turistas.

Outros Artigos em Associados:

DUECEIRA

IN LOCO

AD ELO

RUDE

ADIRN

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4