Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADREPES

Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal

Morada: Estrada Nacional 379, Quinta do Anjo

2950-807 Palmela

Tel.: +351 212 337 930

E-mail: adrepes@adrepes.pt

Site: www.adrepes.pt

 

Território: Península de Setúbal

Área: 1.154 Km2

Habitantes: 100.850 hab.

Densidade populacional: 87 hab./Km2

I10363-ADREPES.JPG

Península de Setúbal

A Península de Setúbal integra-se na Região de Lisboa e Vale do Tejo. O território de intervenção do GAL ADREPES – incluindo os concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal e Sesimbra – é enquadrado por diversas áreas naturais classificadas que lhe conferem uma enorme diversidade ecológica: Estuário do Tejo (a norte); Estuário do Sado e Serra da Arrábida (a sul); Lagoa de Albufeira (a oeste); e por diversos corredores ecológicos que unem Canha à Marateca, estendendo-se na direção de Sesimbra.

Dadas as suas características edafoclimáticas, a Península de Setúbal possui um enorme potencial agrícola, florestal e pesqueiro. Os produtos emblemáticos do território – os vinhos DOC Palmela e DOC Setúbal (o famoso Moscatel de Setúbal), o queijo de Azeitão (DOP), a maçã Riscadinha, o mel, as ostras, o peixe-espada preto de Sesimbra – desempenham um papel importante na gastronomia da região.

Produtos que associados à forte herança cultural relacionada com as atividades agrícolas e piscatórias, onde se destacam as feiras equestres e tauromáquicas dos concelhos de Alcochete, Moita e Montijo, a festa das Vindimas de Palmela, os Círios da Nossa Sra. da Atalaia e os Círios Marítimos de Setúbal e Sesimbra, reforçam a atratividade do território. A par do património arquitetónico – castelos de Palmela e Sesimbra, a Fortaleza de São Filipe em Setúbal, o Convento da Arrábida, o Santuário do Cabo Espichel – quintas, palácios e adegas conjugam os encantos rurais com as artes e os ofícios tradicionais. Graças à dinâmica empresarial dos agentes económicos, que têm vindo a apostar em projetos geradores de riqueza e emprego, o território tem registado um forte desenvolvimento.

Outros Artigos em Associados:

ALENTEJO XXI

ADL

DOURO SUPERIOR

ADRITEM

ADER-AL

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4