Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADRAMA

Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira

Morada: Escola Agrícola da Madeira,

Sítio Pé-do-Passo

9240-039 Vila São Vicente

Tel.: +351 291 842 358

E-mail: adrama@mail.telepac.pt

Site: www.adrama.pt

 

Território: Madeira Norte e Oeste

Área: 477 Km2

Habitantes: 50.311 hab.

Densidade populacional: 105,5 hab/km2

I10361-ADRAMAT.JPG 

Madeira Norte e Oeste

Seis concelhos da ilha da Madeira – Ribeira Brava, Calheta, Ponta do Sol, Porto Moniz, São Vicente e Santana – compõem o território de intervenção do GAL.

A orografia agreste não travou o desenvolvimento da região, mas a principal riqueza da ilha reside ainda no património paisagístico e ambiental que atrai cada vez mais visitantes e turistas.

A nível económico, a agricultura é a atividade que ocupa maior percentagem do território e marca a paisagem rural, apesar de desenvolvida numa superfície agrícola útil muito escassa (cerca de 10 por cento). A vinha é a cultura que assume maior relevo na maioria dos concelhos, excluindo Ponta do Sol onde predomina a fruticultura, com destaque para os frutos tropicais e, em particular, a banana.

Alicerçado no enorme capital patrimonial da região, o turismo representa uma importante mais-valia económica. À medida que a atividade turística foi crescendo, começou também a ser notada uma forte dinâmica ao nível da oferta de alojamento, registando-se, nos últimos anos, uma assinalável evolução ao nível do turismo em espaço rural.

Graças ao seu efeito multiplicador, o turismo tem “animado” as restantes atividades económicas, nomeadamente a construção, o comércio de produtos tradicionais, contribuindo para a criação de emprego. Paralelamente multiplicam-se infraestruturas de apoio e complementares à atividade turística, como núcleos museológicos, centros de interpretação ambiental e parques temáticos.

Numa inigualável obra que prova que os madeirenses têm sabido tirar partido dos valores naturais da ilha, centenas de veredas e levadas atraem hoje milhares de turistas e amantes dos passeios pedestres. Os percursos, que podem levar horas a percorrer, permitem conviver de perto com a flora endémica da ilha, nomeadamente, os tesouros da Floresta Laurissilva – reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade.

Outros Artigos em Associados:

ADIBER

DUECEIRA

CORANE

ADRUSE

ROTA DO GUADIANA

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4