Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADRACES

Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul

Morada: Rua de Santana, 277

6030-230 Vila Velha de Ródão

Te.: +351 272 540 200

E-mail: adraces@adraces.pt

Site: http://www.adraces.pt

 

Território: Beira Interior Sul

Área: 3.738,3 Km2

Habitantes: 74.861 hab.

Densidade populacional: 20 hab./km2

 I10360-ADRACES.JPG

Beira Interior Sul

Localizada numa região de transição entre o Norte montanhoso e o Sul aplanado, a Beira Interior Sul é rica em contrastes geográficos e recursos naturais, particularizando-a de todas as outras. Os vales encaixados do Rio Tejo e Ocreza e dos seus afluentes, especialmente do Erges, Aravil e Ponsul, e as áreas planas adjacentes, albergam um património natural de excecional valor, cuja diversidade resulta ainda de uma coexistência harmoniosa e milenar com as atividades humanas, particularmente as atividades agrícolas.

Com uma área de 3.738,3 Km², equivalente a cerca de quatro por cento da superfície do País, o território situa-se na periferia Este de Portugal Continental e a Sudeste da Região Centro, entre a Cordilheira Central e a peneplanície Alentejana.

As dinâmicas apresentadas em relação à população residente nos concelhos da Beira Interior Sul determinam uma forte concentração de população no concelho de Castelo Branco (cerca de 75%).

A agricultura da região caracteriza-se pela predominância das culturas permanentes e da policultura, destacando-se as produções de fruticultura e citrinos, olivicultura, horticultura, cerealicultura e a criação de ovinos, caprinos e bovinos.

Uma das maiores oportunidades do território reside no elevado potencial de atração turística. Entre serras, vales, planícies, lagos, rios, termas, castelos, aldeias históricas e parques naturais, a Beira Interior Sul apresenta um diversificado conjunto de riquezas naturais e edificadas.

Entre as zonas protegidas contam-se o Parque Natural do Tejo Internacional, Reserva Natural da Serra da Malcata, bem como zonas protegidas em Penha Garcia, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão. No território encontram-se duas das Aldeias Históricas de Portugal: Idanha-a-Velha e Monsanto.

Outros Artigos em Associados:

ADRUSE

ADREPES

TAGUS

BEIRA DOURO

ADIRN

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4