Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADL vai coordenar parcerias CLDS em Alcácer, Grândola e Santiago

2019-06-18

A ADL - Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano vai ser a entidade responsável pela coordenação da 4.ª Geração de parcerias CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém. Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social  têm como objetivo a promoção da inclusão social dos cidadãos, de forma multisectorial e integrada, através de ações executadas em parceria, com vista ao combate da pobreza persistente e da exclusão social em territórios deprimidos.

A convite dos Municípios, a ADL será a Entidade Coordenadora Local da Parceria dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4-G) dos concelhos de Alcácer do Sal e Grândola, com ações prioritárias nos Eixos 2 - Intervenção Familiar e Parental preventiva da Pobreza Infantil, junto de famílias, crianças e jovens e no Eixo 3 - Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa. 

Em Santiago do Cacém a ADL será também entidade coordenadora, já que foi eleita pelo Conselho Local de Ação Social. Neste concelho o desenvolvimento do projeto terá intervenção no Eixo 3, de acordo com o perfil do território. A ADL já tinha coordenado o CLDS 3-G - projeto LOCALidades - em Santiago do Cacém, entre novembro de 2015 e dezembro de 2018, superando o indicador de  resultado contratualizado, com 132% ao nível da sua execução, que passou pelo desenvolvimento de ações nos Eixos de Emprego, Formação e Qualificação, Intervenção Familiar e Parental preventiva da Pobreza Infantil e Capacitação da Comunidade e das Instituições."

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4