Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADIRN

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte

Morada: Convento de São Francisco, 1º Piso, Ala Nascente, Avenida General Bernardo Faria

2300-535 Tomar

Te.: +351 249 310 040/8

E-mail: adirn@adirn.pt

Site: www.adirn.pt

 

Território: Ribatejo Norte 

Área: 1.192,2 Km2

Habitantes: 119.526 hab.

Densidade populacional: 100 hab/km2

I10358-ADIRNT.JPG 

Ribatejo Norte

Ligação tranquila entre as Beiras e o Alentejo, o Ribatejo Norte é o território de intervenção do GAL ADIRN constituído pelos concelhos de Alcanena, Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres Novas, Ourém e Vila Nova da Barquinha.

Enquadrado pelos rios Zêzere e Tejo e a Serra d’Aire e Candeeiros, o território beneficia de um conjunto de valores ambientais e patrimoniais que o colocam numa posição privilegiada para a atividade turística. A nível ambiental, além da Albufeira de Castelo de Bode (o segundo maior lago artificial do país), destacam-se três espaços protegidos de grande relevância: o Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros, com a sua fauna e flora características do maciço calcário; a Reserva Natural do Paul do Boquilobo – zona húmida entre situada entre o Almonda e o Tejo, reconhecida pela sua importância ornitológica – classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera; e o Agroal, espaço natural integrado na Rede Natura 2000, guardião de espécies raras e ameaçadas, muito concorrido por veraneantes que procuram as águas com propriedades medicinais da pequena albufeira. Nas águas do Tejo, ergue-se o Castelo de Almourol, paradigma do imaginário medieval, baluarte da Reconquista e da herança dos Templários. Esta marca templária, ligada ao mito da Ordem e à rede de lugares templários constitui, de resto, um dos elementos de maior potencial patrimonial para a dinamização do turismo.

No Ribatejo Norte encontra-se ainda o maior expoente do estilo manuelino em Portugal – o Convento de Cristo em Tomar – Património Mundial da Humanidade – com a sua cenográfica janela manuelina.

Aliado aos produtos da terra – vinho, azeite, figo, entre outros – todo este conjunto de valores tem vindo a ser potenciado pelo GAL numa forte estratégia de animação turística, trabalhando sobretudo o conceito de “turismo de aventura”.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4