Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADICES promove Rota Gastronómica

2013-01-02

Até 15 de fevereiro

«Descubra os sabores da Aguieira, Dão e Caramulo» é o convite para esta 2ª edição da Rota da Gastronomia, numa iniciativa em colaboração com as autarquias locais e em parceria com 14 restaurantes da região.

 

Durante três meses, 14 restaurantes - dos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela - promovem, a preços convidativos, ementas centradas nos produtos da região da Aguieira, Dão e Caramulo, que há longos anos dão expressão e força à cozinha local.

O vinho do Dão, o azeite, o cabrito do Caramulo, a Lampantana, o queijo e o requeijão, a laranja de Besteiros, a maçã, o mel, os enchidos, as compotas, os hortícolas e o milho são, entre tantos outros, os sabores à prova.

Mas esta 2ª edição da Rota da Gastronomia, a decorrer entre 15 de novembro de 2012 e 15 de fevereiro de 2013, vai mais além da componente gastronómica e apresenta iniciativas promocionais, que vão desde um concurso cultural a mostras e degustações de produtos, provas de vinhos e ofertas de produtos locais, e ainda muita animação musical.

As frases vencedoras do concurso cultural já são conhecidas:

"Na Rota da Gastronomia misturam-se os sabores com a boa companhia." Vera Gomes, Coimbra

"A Rota vim provar com a ideia de não gostar, enganei-me adorei, vou voltar a experimentar!" Sandra Rodrigues, Tondela

"Da Serra ao Rio com saberes e mestria se faz a festa da Gastronomia." Arsénio Braga, Águeda

A Rota da Gastronomia é uma iniciativa enquadrada na Abordagem LEADER/SP3 PRODER que conta com o apoio do Turismo do Centro de Portugal.

Saiba mais no site da ADICES - Associação de Desenvolvimento Local.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4