Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADIBER elege órgãos sociais 2013-2014

2013-01-02

Tomada de posse, 10 de janeiro, em Góis

Miguel Ventura foi reeleito para a presidência da ADIBER. O plano proposto para os próximos dois anos reafirma a vontade da associação em "combater a resignação e o pessimismo, continuando a bater-se por uma região coesa, unida e empreendedora".

Na Assembleia-geral, realizada dia 28 de dezembro, Miguel Ventura referiu que «o plano proposto representa a vontade e o querer da Direção da ADIBER em dar continuidade e aprofundar os valores e princípios sob os quais sempre norteou a sua atividade e através dos quais tem sido possível concretizar um projeto de desenvolvimento local na Beira Serra.»

Nos próximos dois anos, a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra não pretende apenas dar sequência ao trabalho iniciado em anos anteriores, mas «cumprir com o que foram algumas das conclusões do III Congresso da Beira Serra, realizado em outubro de 2012 em Arganil.

«As pessoas e o potencial humano continuarão a estar no centro das prioridades da ADIBER, sendo fundamental que estas possam usufruir das oportunidades existentes, através das quais possam ver melhorada a sua qualidade de vida e o seu bem-estar, condições essenciais para promover a sua fixação neste território. «

A ADIBER quer «contribuir para reforçar a coesão e a união entre os municípios que integram este território, explorando o potencial que os mesmos possuem, através da experiência e cumplicidades já adquiridas, que tão bons resultados têm apresentado. Através desta articulação, que colocou a região a falar a uma só voz, tem sido possível aumentar a escala e o seu poder reivindicativo, com as vantagens daí decorrentes ao se darem fundamentos para a obtenção de meios suplementares, essenciais à satisfação das necessidades das populações locais.»

O ano de 2013 deverá ficar marcado pela preparação do novo Quadro Estratégico Comum 2014-2020 e pela resposta da Beira Serra aos desafios colocados pela União Europeia, para promoção do Desenvolvimento Rural, no que se refere à aplicação da metodologia LEADER, agora através da abordagem denominada «Desenvolvimento Promovido pelas Comunidades Locais».

«Temos consciência de que o momento atual não é o mais favorável, as necessidades aumentam nestas circunstâncias e os meios disponibilizados para a sua satisfação reduzem proporcionalmente, o que implicará o exercício de uma gestão ainda mais rigorosa, de modo a que os efeitos decorrentes das maiores dificuldades possam ser minimizados."

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4