Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADERES cria passaporte gastronómico

2013-01-08

Bacalhau com cereja é um dos 11 pratos a saborear nos 16 restaurantes do território de intervenção da associação que aderiram à iniciativa. Quem preencher o passaporte ganha um cabaz de produtos locais.

 

Mas há regras: só leva para casa o cabaz quem saborear os 11 pratos selecionados em, pelo menos, quatro restaurantes.

O passaporte gastronómico é disponibilizado na sede da ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul e nos 16 restaurantes aderentes.

A ementa, apostando na riqueza da cozinha tradicional local, inclui as delícias gastronómicas do território Estrela-Sul, com destaque para o cabrito recheado e o arroz de zimbro, pratos absolutamente únicos e imperdíveis.

A iniciativa, enquadrada no âmbito da Cooperação LEADER, surge na sequência de um conjunto de ações promovidas pela ADERES com o objetivo de divulgar a promover a gastronomia do território Estrela-Sul.

Além da Carta Gastronómica Estrela-Sul, apresentada há cerca de um ano, a ADERES realizou, ao longo de 2012, várias mostras gastronómicas e workshops visando a promoção dos recursos endógenos do seu território de intervenção, que abrange 25 freguesias dos concelhos da Covilhã, Fundão e Castelo Branco.

Para breve está também a apresentação do receituário gastronómico tradicional do território Estrela-Sul.

Para mais informações, contactar a ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul | Largo N. Senhora do Carmo, nº 1 - 6215-136 Cortes do Meio | Tel.: 275970070 | E-mail: aderes@sapo.pt

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4