Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADELIAÇOR

Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores

Morada: Pasteleiro S/N, Angústias

9900-069 Horta

Tel.: +351 292 200 360

E-mail: adeliacor@sapo.pt

Site: www.adeliacor.org

 

Território: São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo

Área: 1.025,09 Km2

Habitantes: 44.371 hab.

Densidade populacional: 43,3 hab./km2

I10351-ADELIAXXORT.JPG 

São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo

As ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, da Região Autónoma dos Açores, constituem o território de intervenção do GAL. Um total de nove concelhos divididos em 53 freguesias.

A delimitação do território de intervenção por estas cinco Ilhas justifica-se pelas potencialidades de desenvolvimento que resultam da proximidade geográfica que existe entre três delas (São Jorge, Pico, Faial – Ilhas do Triângulo) e da estratégia de complementaridade de todas as parcelas do conjunto.

De natureza vulcânica, as ilhas são testemunho das sucessivas erupções que estiveram na sua origem. O relevo irregular tem o seu expoente máximo na montanha da ilha do Pico, com 2.351 metros de altitude, seguindo-se o Pico da Esperança – São Jorge (1.053 m) e o Cabeço Gordo – Faial (1.043 m).

A paisagem das cinco ilhas é marcadamente agrícola, embora a fertilidade do solo, variável com as diferenças de altitude, seja um fator condicionante da atividade. Entre as culturas tradicionais contam-se o milho, batata branca, batata-doce, inhame, tremoço, vinha e hortícolas vários. A pecuária é um setor de enorme relevância, que se reflete ao nível da importante indústria dos lacticínios.

Registando uma evolução positiva em todas as ilhas, o turismo é uma atividade em crescimento, quer ao nível do alojamento, quer de atividades de animação turística, nomeadamente de natureza náutica, mergulho, observação de cetáceos, entre outras.

A preservação ambiental surge, assim, como uma das prioridades do território que se apresenta, em termos de flora e fauna, como uma reserva de espécies raras. Já para não falar na paisagem da vinha do Pico, classificada Património da Humanidade pela UNESCO, em 2004, como reconhecimento do caráter único da mais singular das culturas dos Açores.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4