Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADD

Associação de Desenvolvimento do Dão

Morada: Rua D. Manuel I, Lote 2, Cave

3550-147 Penalva do Castelo

Tel.: +351 232 642 632

E-mail: add@mail.telepac.pt

Site: www.add.pt

 

Território: Dão

Área: 886.6 Km2

Habitantes: 64.262 hab.

Densidade populacional: 72,5 hab./Km2

I10349-ADD.JPG

Dão

A designação do território de intervenção do GAL ADD “Dão” refere-se à sub-região estatística em que se insere “Dão-Lafões” (parte da região Centro), ao rio Dão (nasce na freguesia de Eirado – Aguiar da Beira, atravessando os restantes concelhos do território (Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas – à exceção de Sátão) e ao Vinho do Dão, cuja Região Demarcada, instituída em 1908, conta com cerca de 20 mil hectares de vinha.

O território apresenta outros produtos de qualidade (e rendibilidade) como a maçã Bravo de Esmolfe, a castanha de Soutos da Lapa ou mesmo o queijo Serra da Estrela, mas é a vinha que predomina, com milhões de cepas plantadas, sobretudo da casta Touriga Nacional, considerada por muitos a rainha das castas tintas portuguesas.

A importância da agricultura não acontece de forma homogénea nos cinco concelhos, dado que Nelas e Mangualde apresentam um setor secundário mais desenvolvido, verificando-se a fixação e algumas empresas de grande dimensão. A iniciativa empresarial, sobretudo ao nível de microempresas, tem vindo aliás a contrariar a redução demográfica que também carateriza este território.

A crescente oferta de alojamento e restauração não só tem vindo a contrariar o fenómeno do desemprego como a revelar o potencial turístico do Dão. Além da riqueza natural paisagística, o território beneficia de abundante património arquitetónico, sobretudo religioso, vestígios megalíticos (antas e castros), artesanato e gastronomia dignos de referência. Acresce ainda a importância a nível do termalismo, com destaque para as termas de Alcafache (Mangualde), Caldas da Felgueira (Nelas) ou Caldas da Cavaca (Aguiar da Beira).

Outros Artigos em Associados:

ROTA DO GUADIANA

IN LOCO

AIDA

CHARNECA

ADIRN

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4