Acerca da Minha Terra
Área de Associados

'Olhar o Mundo Rural' despede-se de 2018

2018-12-28

No editorial do último “Olhar o Mundo Rural” de 2018, Tibério Dinis, Presidente do Conselho de Administração da GRATER, faz o balanço positivo do ano que passou e perspetiva um 2019 comprometido com o desenvolvimento rural e marítimo.

O Espaço Associado do 22º número da publicação da GRATER é dedicado a Carla Bretão, uma economista ativamente associada a esta associação de desenvolvimento regional e aos promotores de projetos de investimento.

Na rubrica ‘Projetos Exemplares’, destacam-se apoios ao investimento do PRORURAL+ através da GRATER atribuídos aos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e à empresa TPE, Terceira, Unipessoal, que se destinaram, respetivamente, à compra de uma nova ambulância e de novos equipamentos de combate aos fogos e de salvamento e à aquisição de uma nova tenda para eventos e desenvolvimento da sua comunicação e imagem.

Entrevistado na qualidade de coordenador temático e territorial da unidade de apoio da FARNET, Pedro Brosei traça o cenário de zonas de pesca europeias sujeitas a desafios significativos e a um declínio contínuo do rendimento e do emprego no setor pesqueiro, carentes de soluções inovadoras –  sustentáveis e inclusivas – que poderão ser fornecidas através da ferramenta do DLBC.

De resto, seguem-se as habituais notícias – internas e externas –, desde a reunião em assembleia da GRATER e da GRATERMAR até à presença numa mostra de artes e ofícios em Paris de uma tecedeira terceirense, ligada ao projeto de cooperação Craft & Art da GRATER.

Descarregue a edição de dezembro do "Olhar o Mundo Rural" aqui

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4