2019-06-21
A capa da edição de junho da publicação da GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional, “Olhar o Mundo Rural”, tem em destaque uma entrevista à consultora especialista em avaliação e assistência técnica no âmbito das políticas de desenvolvimento rural, Magda Porta. A também responsável pela coordenação do relatório intercalar da GRATER, “defende que as Estratégias de Desenvolvimento Local não são a solução para todos os problemas e que há que apostar em políticas de longo prazo para resolver problemas estruturais”.
O número 25 de “Olhar o Mundo Rural” começa com um editorial da vice-presidente do Conselho de Administração da GRATER, Fátima Amorim, que faz um retrato sumário do LEADER, visto que se aproxima o fim do atual período de programação, razão bastante para que o seu futuro deste programa esteja “em discussão em vários fóruns Europeus, nomeadamente a sua importância para o desenvolvimento dos territórios e a seu contributo para uma maior coesão social e territorial”.
Na rubrica “Espaço Associado”, o atual presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, José António Azevedo, apresenta a sua organização, criada em 1974, começando logo por relevar que se, por um lado, “a defesa dos interesses dos produtores é a principal missão da organização”, por outro, “a sustentabilidade do setor, e o consequente rendimento justo dos agricultores, são duas das grandes batalhas daquele organismo associativo”.
Graças à página dedicada aos “Projetos Exemplares”, conhecemos os Bolos lêvedos típicos dos Açores” e o Município da Praia da Vitória.
O suplemento termina com um conjunto de notícias sobre as atividades da GRATER, desde a sua intervenção no II Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, que decorreu na Madeira nos dias 21 e 22 de maio, à assembleia-geral ordinária desta associação, passando pelo workshop sobre pastagens e forragens, a reunião dos parceiros do Craft&Art, entre outros.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]