30 anos de LEADER: Testemunho de homenagem a Nuno Jordão por Aurora Ribeiro

2023-01-30

Iniciativa "Desenvolvimento Local em Portugal - Uma História Contada na Primeira Pessoa"

Testemunho de homenagem de Aurora Ribeiro a Nuno Jordão

“O LEADER chegou ao céu!”

Esta frase foi escrita por um colega nosso a 5 de dezembro de 2011 na sua página facebook – partilhava assim a notícia do falecimento de Nuno Jordão. O que é dito nessa frase está para além da atitude religiosa de cada um, é a afirmação e reconhecimento do Nuno Jordão como referência autêntica desta metodologia de intervenção. Autenticidade presente no pensamento e na ação. Esta difícil e rara harmonia conseguida pelo mestre e companheiro de caminho foi decisiva para o enraizamento nas associações de desenvolvimento local do modo de ser e estar como gestores locais, parceiros, agentes e atores do desenvolvimento rural. A sua visão e ensinamentos, a sua competência e empenho, a sua exigência e companheirismo foram e são exemplo para estas equipas de trabalho do mundo rural português.

Defensor da praxis das apregoadas metodologias bottom-up, defensor da valorização do que é particular e único em e para cada território rural, defensor da decisão local e participada, defensor dos valores do LEADER, programa e metodologia que afirmou em julho de 2010 ter salvo os valores do mundo rural.

É aqui, no plano dos valores, que saudamos a sua vida! É aqui, na defesa e prática dos valores que se distinguiu, e, no seu exercício, conquistou o respeito, admiração e amizade destas gentes LEADER!

Saudamos a vida de Nuno Jordão e escrevemos na saudade e na memória o privilégio de termos privado com ele.

Homenagear Nuno Jordão é assumirmos o compromisso da não desistência, de exercermos no mundo rural um trabalho de proximidade e ligação que respeita a identidade local e se expressa numa linguagem de crescimento e desenvolvimento assente em relações estáveis e duradouras.

Nuno Jordão, no ano de 2010, escrevia assim no seu blog, referindo-se a uma ida à Feira do Livro: (…) mas a Feira tem os seus encantos, tem o lixo e as pérolas e o que nos guia na busca dos tesouros, são as referências que temos, nomes que ouvimos e em quem confiamos (…) É um mundo privado de referências que vamos construindo ao longo da vida (…).

Na construção da nossa vida de ADL, Nuno Jordão foi ouvido com confiança e fez-se referência e como tal permanece.

Até sempre, amigo Nuno!






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]