19 candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017

2018-02-08

A Rede de Autarquias Participativas (RAP) recebeu 19 candidaturas (*) à 3ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação 2017. Anualmente, esta iniciativa quer ser um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvidas em Portugal.

Terminado o período de entrega de candidaturas, lançado no passado mês de janeiro, foram submetidas 19 práticas, sujeitas a avaliação do júri constituído pelos seguintes membros permanentes – Associação In Loco, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Observatório Internacional da Democracia Participativa –, juntando-se-lhes, na presente edição, a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

As cinco práticas melhor classificadas pela avaliação do júri passarão à fase de votação pública. Dois prémios serão entregues, cabendo ao primeiro classificado a nomeação de melhor prática de democracia participativa em Portugal e ao segundo uma menção honrosa.

(*) As 19 práticas em concurso são: Lisboaideia – Município de Lisboa; Orçamento Participativo “Eu conto” – Município de Valongo; Plano Municipal de Juventude de Gaia – Município de Vila Nova de Gaia; Processo de Participação Pública na Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira Tomiño – Município de Vila Nova de Cerveira; Eu Participo – Município de Águeda; Centro de Interpretação Ambiental - Laboratório Vivo do Bussaco, pelo Município da Mealhada; Universidade Sénior – União de Freguesias da Massamá e Monte Abraão; Orçamento Participativo Escolar – Município de Ponta Delgada; Orçamento “Tu Decides” – Município de Braga; Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica - Geoparque Litoral de Viana do Castelo e “Momentos i”, pelo Município de Viana; Plano Municipal para a Igualdade Cidadania e Não Discriminação do Concelho da Horta 2016-18 – Município da Horta; Orçamento Participativo Funchal, Núcleos de Proteção Civil Jovem “Galeão + Resiliente” e Núcleos de Proteção Civil Residente, pelo Município do Funchal; Fundão Participa – Município do Fundão; Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência – Município de Guimarães; Orçamento Participativo Jovem Cascais – Município de Cascais e, pelo Município de Leiria, a prática UrbanWins - “Urban metabolism accounts for building Waste management Innovative Networks and Strategies (WINS)”. 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]