Newsletter 2011-05-05 [Nº 13]


GAL do Alentejo na OVIBEJA

Com “Todo o Alentejo deste mundo”, está aí mais uma OVIBEJA. Numa iniciativa conjunta, no âmbito do PRODER, os GAL marcam presença em mais esta edição da OVIBEJA, de portas abertas até domingo, 8 de maio, no Parque de Feiras de Exposições de Beja.

À semelhança de anos anteriores, os GAL (Grupos de Ação Local) do Alentejo - ADER-AL, ADL, ALENTEJO XXI, LEADERSOR, MONTE, ROTA DO GUADIANA, TERRAS DENTRO e ESDIME e ainda Terras do Baixo Guadiana (abrangendo freguesias do concelho de Mértola), associaram-se ao evento, em mais uma ação de divulgação e promoção, apoiada pelo PRODER, no âmbito do Plano de Aquisição de Competências e Animação para o Território.

 

 

   I125-OVIBEJAX260.JPG

À semelhança de anos anteriores, os GAL do Alentejo - ADER-AL, ADL, ALENTEJO XXI, LEADERSOR, MONTE, ROTA DO GUADIANA, TERRAS DENTRO e ESDIME e ainda Terras do Baixo Guadiana (abrangendo freguesias do concelho de Mértola), associaram-se ao evento, em mais uma ação de divulgação e promoção, apoiada pelo PRODER, no âmbito do Plano de Aquisição de Competências e Animação para o Território.

Sábado, dia 7, é o grande dia. À tarde, o stand dos GAL vai encher-se de sons, cores e sabores do Alentejo. Degustação de produtos regionais e atuações de grupos corais estão previstas a partir das 17 horas.

A OVIBEJA, como também já vem sendo hábito, apresenta um vasto programa de colóquios e debates ao longo dos quatro dias. Amanhã, sexta-feira, 6 de maio, o destaque vai para o colóquio sobre “Orçamento da UE e PAC pós 2013: Um desafio para o Alentejo”.

Programado para o auditório do NERBE, às 15h, o colóquio conta com comunicações de vários deputados europeus, do coordenador-adjunto do Observatório do QREN e do presidente da CCDR Alentejo, e moderação do consultor do Gabinete do Primeiro-ministro para as Questões da Agricultura.

O olival e o azeite são temas também em foco no auditório do NERBE, sábado, 7 de maio, às 11h, num colóquio dedicado a “Estratégias para a Valorização do Azeite”, presidido pelo Diretor Executivo do Conselho Oleícola Internacional.

O azeite volta a merecer destaque, por volta das 13h, no Pavilhão Azeite Alentejo, na cerimónia de entrega dos prémios do I Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra “Prémio Ovibeja”, que excedeu as expectativas da organização, com a apresentação de mais de 40 azeites provenientes de todas as regiões produtoras nacionais, disponíveis para sessões de provas conduzidas pela Casa do Azeite.

Tendo como tema central o Ano Internacional das Florestas, a 28ª OVIBEJA assinala a efeméride com uma exposição temática e interativa “Florestas para todos”, na Alameda principal do recinto da feira, e uma série de workshops “Ciência das Florestas” desenvolvidos pelo Centro de Ciência Viva das Florestas e pela Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro.

Depois, a 28ª OVIBEJA - a Grande Feira do Sul (como também é conhecida) - é sinónimo de concursos, exposições de gado, corridas de toiros, demonstrações equestres, artesanato, comércio e provas desportivas, num vasto programa onde não faltam espetáculos e concertos para animar as famosas “Ovinoites”.

Local de festa, cidadania, troca de experiências, negócio e debate, a OVIBEJA é um dos eventos mais bem sucedidos e mediáticos do panorama nacional.

Começando por ser um certame essencialmente agropecuário, a OVIBEJA - organizada pela ACOS - Associação de Criadores de Ovinos do Sul - é, ao fim de 28 edições, a maior feira de atividades económicas do sul do país. Com uma forte matriz na cultura ancestral do Alentejo, a OVIBEJA acolhe todos os anos mais de um milhar de empresas e entidades participantes e é visitada por mais de 300 mil pessoas.

Durante a visita a projetos LEADER do PRODER, aprovados no Ribatejo Interior - território de intervenção da TAGUS - realizada esta segunda-feira, 2 de maio.


A inauguração da Marviflora decorreu segunda-feira, 2 de maio, no âmbito da visita do Ministro da Agricultura a projetos aprovados na Abordagem LEADER do PRODER.


A cerimónia de apresentação dos pratos da Bairrada, Tentúgal e Figueira da Foz pré-finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia decorreu quinta-feira, 28 de abril, nos Claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede. 


A visita, programada para os dias 10, 11 e 12 de maio, tem por objetivo conhecer inloco alguns dos projetos apoiados pelo PRODER, no âmbito da Abordagem LEADER.


ADD, ADL, DOLMEN, LEADEROESTE, MARGEM ESQUERDA DO GUADIANA, TERRAS DE SICÓ com candidaturas abertas às medidas LEADER do PRODER. GAL da Madeira e Açores também, no PRODERAM e PRORURAL.


Na edição 4/2011 destaca-se a aprovação da Rota da Morabeza, projeto de cooperação transnacional no âmbito do Subprograma 3 do PRODER.


A edição de abril da newsletter da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural já está disponível.


Seminário da EUROMONTANA em Trysil-Oslo, de 24 a 25 de maio, centrado na partilha de experiências bem sucedidas na construção de uma imagem positiva dos territórios de montanha.


Workshop promovido pela ADER-AL, em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, a 11 de maio.


Promovido pela Rota do Guadiana, com o Corpo Nacional de Escutas, reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em Serpa, a 7 de maio.