Newsletter 13-04-2017 [Nº 136]


Sessão de trabalho LEADER/DLBC em Monchique

Monchique recebeu, nos dias 3 e 4 abril, a primeira sessão de trabalho LEADER/DLBC organizada, no âmbito do projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”.

I12956-IMAGEM7.JPG

Quarenta e um Grupos de Ação Local (GAL) estiveram presentes nesta iniciativa que marca o arranque de uma longa série de sessões de trabalho LEADER/DLBC. O primeiro dia foi dedicado ao estado da arte da Medida 10 LEADER do PDR2020, às principais limitações e propostas de melhoria do enquadramento regulamentar e normativo desta medida, assim como à clarificação e estabilização de procedimentos, beneficiando da troca de experiências entre as equipas dos diferentes GAL presentes e dos contributos da AG do PDR2020.

Como atividade complementar a esta sessão de trabalho, a Federação Minha Terra organizou um jantar-conferência, onde Nelson de Souza reconheceu o contributo indispensável da Federação Minha Terra e dos Grupos de Ação Local para o crescimento e desenvolvimento de Portugal, porque, conforme disse, “são úteis para a política pública”, tornando-se evidente a sua associação à gestão e aplicação de sistemas de incentivos. Pois, são garantes de “melhores resultados do que se fossem geridos de forma mais tradicional, mais centralizada, mais distante, mais longe do alvo que se pretende transformar”.

[Ler artigo completo]

O projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar” é desenvolvido no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no contexto do Portugal 2020.


Em Direção ao Desenvolvimento Sustentável - Agir para não deixar ninguém para trás!

I12953-BANNER.JPG

O Seminário de apresentação pública das recomendações para implementação dos ODS em Portugal resutantes do processo de Consulta à Sociedade Civil que decorreu em 2016, acontece a 19 de abril no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República (Auditório António de Almeida Santos), Lisboa, a partir das 9h30.

Conscientes das responsabilidades que as Organizações da Sociedade Civil terão na concretização da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de plataformas e redes nacionais, que representam diferentes tipos de organizações e de setores da Sociedade Civil portuguesa, decidiu avançar com a realização de uma Consulta Pública à Sociedade Civil sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que decorreu ao longo de 2016.

[Ler artigo completo]

 

 I1919-SISTELO.JPEG

Entre as 446 candidaturas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, selecionaram-se 49 pré-finalistas. A partir de julho, os portugueses vão ser convidados a votar.


  I1920-20170317_112235__2_.JPG

A DGADR, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e a Federação Minha Terra firmaram um protocolo de colaboração em prol dos produtos agrícolas e produtos tradicionais portugueses.


A GCI, a APA e a Quercus juntaram-se para atribuir o prémio de reconhecimento de boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.


 I1922-IMAGEM12.JPG
  

O projeto Art & Craft, aprovado no âmbito do Programa Interreg Mac 2014-2020, foi lançado pela GRATER, perante os parceiros oriundos da Macaronésia. 


A REDR organizou o seminário “Revitalizar zonas rurais através da Inovação Empresarial”, onde abordou a questão de como as empresas rurais – agrícolas ou não – podem inovar com vista a “criar condições favoráveis para uma prosperidade e vitalidade futura”?