Newsletter 16-06-2015 [Nº 110]


Nova Edição do Pessoas e Lugares

Focado no balanço da política de desenvolvimento rural, este número do jornal Pessoas e Lugares pretende apresentar diferentes olhares sobre a performance e os  resultados dos programas de desenvolvimento rural no período de programação que agora está a terminar com destaque para a abordagem LEADER.

I1581-PL18.JPG

A política de desenvolvimento rural é em geral associada ao segundo pilar da Política Agrícola Comum (PAC) e ganha forma através dos Programas de Desenvolvimento Rural. Em Portugal, entre 2007 e 2013 (na prática até 2015), estes programas foram o PRODER, no Continente, o PRORURAL nos Açores e o PRODERAM na Madeira e o Programa para a Rede Rural Nacional para todo o país com o objectivo de melhorar a interacção entre agentes.

Esta edição do Pessoas e Lugares conta com uma entrevista ao Secretário de Estado da Agricultura que faz um balanço positivo da política de desenvolvimento rural e testemunhos dos Gestores dos PDR Portugueses que se pronunciam acerca dos PDR, do LEADER e dos Grupos de Acção Local.

Salientando os resultados obtidos pela Abordagem LEADER, Regina Lopes a diretora do Pessoas e Lugares refere que "as soluções obtidas até agora [na programação] são pouco coerentes e eficazes e não respondem de uma forma mais integral às questões a que é preciso responder nos territórios rurais" e aponta ainda a necessidade de "um nível de articulação entre os decisores políticos e na administração cujo processo exige a superação de barreiras históricas e a coordenação de diferentes tutelas" para implementar com sucesso o novo modelo de DLBC plurifundo.

Num artigo de opinião surpreendente, Francisco Cordovil, investigador do INIAV traça "a evolução da agricultura portuguesa na última década" como "a mais negativa desde a adesão à União Europeia". Custódia Correia, coordenadora da Rede Rural Nacional (RRN) olha para as actividades de RRN e evidencia as aprendizagens para o período de programação 2014 - 2020.

[ver edição online]

Celebra-se no dia 17 de junho o Dia Mundial do Combate à Desertificação. As comemorações ocorrerão na Escola da Herdade de Vale Formoso (Vale do Poço), em Mértola.


As conferências decorrem a 15 e 17 de Junho, em Serpa e em Beja, e são realizadas em parceria pela Rota do Guadiana, Esdime e Terras Dentro 


A associação Terras Dentro promove o colóquio sob o tema Pão e Doçaria Alentejana, numa organização da ESDIME. O evento realiza-se na Casa do Alentejo em Lisboa, no dia 19 de Junho, pelas 9h30. 


Esta feira vai ser promovida pela ONG MONTE entre 19 e 29 de Junho durante a Feira de São João, em Évora.


ESDIME realiza a 24 de Junho, no ninho de empresas de Ferreira do Alentejo, o seminário “Prevenção das dependências no concelho de Ferreira do Alentejo – Uma estratégia de intervenção”. 


O projeto de animação musical, organizado pela ADER-SOUSA, estrutura-se numa programação em rede entre os municípios de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, unindo os palcos e plateias da região, com o objetivo de tornar a música nas Terras do Sousa uma marca regional para o país cultural.


A ADL, a ADREPES e a AD ELO, marcaram presença no encontro internacional Blue Business Forum, entre 4 e 6 de junho, na FIL, Lisboa, promovendo os produtos e serviços das suas regiões.