Sessão pública de lançamento do projeto “Comunidade VirtuALL”

2023-04-14

A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego foi pioneira na conceção e implementação do “VirtuALL”, tendo assumido com os municípios do seu território de intervenção uma visão comum na operacionalização de respostas diferenciadoras e inovadoras em termos nacionais, que se materializam num verdadeiro ecossistema para a promoção do envelhecimento ativo, saudável, participativo e interativo

O “VirtuALL”, em desenvolvimento desde 2019, tem por base uma iniciativa assente na coesão social e territorial, única em Portugal, que promove a qualidade de vida da população idosa dos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, por meio da combinação da inovação social com a inovação tecnológica. 

O “VirtuALL” objetivou-se assim na criação e desenvolvimento de diferentes produtos e atividades, assentes na melhor evidência científica disponível e em metodologias ativas de participação, que visam a capacitação e o empowerment da pessoa idosa através da informação e do apoio para a adoção de um estilo de vida saudável, no aumento de competências digitais e na promoção da sua vida ativa na sociedade. 

As soluções tecnológicas (Physiosensing, do PEPE - Portable Exergame for Elderly People, do Oculus Quest 2, Bubble Robot e tablets) potenciam o princípio de inovação social, de equidade e igualdade de oportunidades, uma vez que independentemente das dificuldades físicas e cognitivas apresentadas pela pessoa idosa a interação com essas soluções tecnológicas são possíveis. É, assim, através da realidade aumentada, da realidade virtual, dos serious games em 2D/3D e da robótica que se otimiza as potencialidades físicas, cognitivas e sociais da pessoa idosa, sempre com atividades dinâmicas, divertidas e lúdicas realizadas de forma descentralizada nos seis municípios. 

O “VirtuALL” já foi reconhecido a nível nacional e europeu encorajando a parceria a dar continuidade ao trabalho realizado, contribuindo para uma posição competitiva, distinta e significativa do território abrangido. 

O “VirtuALL”, disponível para a pessoa idosa de forma gratuita, necessita de um envolvimento institucional forte que dê as garantias de sustentabilidade, traduzindo-se num benefício público para a toda a comunidade local. É objetivo manter vivo o ecossistema criado e consolidar a estratégia de redução das assimetrias locais através de uma atuação coerente, para que o “VirtuALL” se torne, ao longo do tempo, numa resposta ainda mais robusta aos desafios endereçados pelo envelhecimento, numa intervenção de proximidade que sai fortalecida na sua base de atuação. 

Neste enquadramento, no dia 21 de abril de 2023 pelas 14h30, em Montemor-o-Velho, será realizada a sessão pública de lançamento da “Comunidade VirtuALL”, impulsionando a consolidação e ampliação deste ecossistema a outros territórios, ADL e municípios numa perspetiva de cooperação interterritorial. Esta alargamento integra-se num projeto aprovado PDR 2020, MEDIDA 10 LEADER 10.3.1 – COOPERAÇÃO INTERTERRITORIAL E TRANSACIONAL DOS GAL e que envolve 4 GAL (AD ELO, ADIBER, ADRACES e LEADEROESTE). Denominado “VirtuALL – Ageing” - Envelhecimento ativo, saudável e participativo nos territórios rurais, este projeto baseia-se assim uma parceria de GAL reconhecidos no âmbito do instrumento regulamentar Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), dirigido às comunidades rurais e será executado num período de 24 meses.

Consulte o programa em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]