Newsletter 2011-02-24 [Nº 4]


Turismo leva ADL à BTL

A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa abriu as portas esta quarta-feira, 23 de fevereiro, na FIL, em Lisboa. A 23ª edição do maior certame do setor realizado em Portugal conta com a participação de várias ADL que apostam no turismo e gastronomia como forma de promoção e valorização dos seus territórios.

As ADL (Associações de Desenvolvimento Local) ADER-SOUSA, ADRIL, ADRIMAG, ADRIMINHO, ATAHCA, BEIRA DOURO, DOLMEN, PROBASTO e SOL DO AVE marcam presença através da ATA. A Associação do Turismo de Aldeia da qual fazem parte e que, como já é habitual, se faz representar através da marca Aldeias de Portugal.

O projeto de cooperação interterritorial, consolidado no programa LEADER+, que assenta na oferta de alojamento em casas de aldeia recuperadas para esse efeito, visando potenciar o turismo no espaço rural, a fixação e rejuvenescimento das populações rurais, a recuperação e promoção do património cultural local.

A ADRIMINHO aproveita também o certame para apresentar o projeto “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência”, através de uma acção de showcooking, para mostrar como se faz um dos pratos mais genuínos da gastronomia minhota.

No stand Açores, a ADELIAÇOR apresenta o filme promocional das Rotas Turísticas Temáticas das ilhas de são Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. Com a duração de cinco minutos, o filme tem por objectivo divulgar a Rota do queijo (ilha de São Jorge), a Rota do Vinho e Rota da Faina Baleeira (ilha do Pico), a Rota dos Vulcões (ilha do Faial), a Rota da Faina Baleeira (ilha das Flores) e a Rota dos Vulcões (ilha do Corvo). Ao mesmo tempo, a associação dá a conhecer um guia turístico, bilingue, com informação sobre alojamento, restauração, museus, percursos, artesanato local, lazer e animação turística nestes territórios.

   

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World Adventure” é outra das participações em destaque, contando com a presença das 14 ADL envolvidas (ADELIAÇOR, ADIRN, ADL, ADREPES, ADRITEM, ADRUSE, CORANE, DESTEQUE, GRATER, LEADER OESTE, LEADERSOR, PINHAL MAIOR, RAIA HISTÓRICA, ROTA DO GUADIANA) e cerca de 30 empresas dos territórios abrangidos pela parceria, membros da futura rede de prestadores de serviços das principais áreas temáticas do projeto: canoagem, BTT, mergulho, todo-o-terreno turístico e percursos pedestres.

Numa participação conjunta, com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, a ADIBER também está na BTL 2011. O objectivo é promover e divulgar as potencialidades turísticas da região da Beira Serra junto dos mercados e agentes do sector, no sentido de atrair novos turistas e visitantes.

Para a TERRAS DE SICÓ a BTL serviu também para dar a conhecer o PROVERE Villa Sicó no stand do Turismo do Centro. A parceria/consórcio, liderado pela TERRAS DE SICÓ e que tem a romanização como recurso estratégico.

“O destino Portugal e 10 mil milhões de quilómetros a falar português” é o lema desta 23ª edição da BTL, que assenta em marcas turísticas regionais, que correspondem às entidades regionais de turismo (Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e aos pólos de desenvolvimento turístico Serra da Estrela, Douro, Leiria/Fátima, Oeste, Alqueva e Litoral Alentejano.

Afirmando-se como a maior montra da oferta turística em Portugal, a BTL registou na sua última edição a presença de 45 países, 980 expositores e um total de 70 mil visitantes.

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Uma ementa recheada de produtos de fumeiro e enchidos provenientes de vários pontos do país é o que promete a iniciativa, de 22 a 26 de fevereiro, dinamizada pela parceria Portugal Rural no âmbito da Abordagem LEADER (Subprograma 3 do PRODER).


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Apoiados pela TAGUS, no âmbito da Abordagem LEADER, do PRODER, três produtores de azeite e um produtor de vinho – produtos de excelência do Ribatejo Interior – marcaram presença no 16º Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agro-alimentar (SISAB), que teve lugar no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, de 12 a 23 de fevereiro.


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A ELARD sustenta que o relatório do Tribunal de Contas sobre o LEADER tende a generalizar conclusões específicas e limitadas, a partir de uma abordagem puramente “tecnocrática”, transmitindo uma “imagem irrealista e sombria” da aplicação do programa.


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O Conselho Agricultura e Pescas realizou um terceiro debate político sobre a Comunicação da Comissão: A PAC no horizonte 2020: Alimentação, recursos naturais e territoriais, centrado no desenvolvimento territorial equilibrado, que é o último dos três objectivos principais para a futura PAC identificados na Comunicação da Comissão.