Newsletter 2011-02-10 [Nº 2]


MINHA TERRA e GAL parceiros das
«7 Maravilhas da Gastronomia»

A gastronomia foi o tema escolhido para a edição deste ano das “7 Maravilhas”. A iniciativa, apresentada esta segunda-feira, em Santarém, é apoiada pelo Ministério da Agricultura e conta com a MINHA TERRA e os GAL como parceiros.

Depois das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” (2010), as “7 Maravilhas” voltam-se para um dos pilares mais fortes da identidade cultural de Portugal: a gastronomia. “De Norte a Sul, do Litoral ao Interior, Portugal oferece uma grande diversidade de paladares, para todas as bocas, para todos os gostos. As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural.”

  I19-LOGOX7XMARAVILHASXGASTRONOMIAXB.JPG

Divulgar e promover este património é o grande objetivo das “7 Maravilhas da Gastronomia”. Contando com a Federação MINHA TERRA como parceiro científico e os GAL (Grupos de Ação Local) como parceiros locais, através do projeto de cooperação LEADER no âmbito do PRODER, PRORURAL e PRODERAM, a iniciativa visa “promover a qualidade da culinária portuguesa, como eixo central da nossa identidade e também como factor decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico”.

Partindo da gastronomia tradicional, sem esquecer “a evolução na forma de confeccionar e a abordagem contemporânea dos grandes chefs”, as 7 Maravilhas eleitas “vão refletir todas as componentes da boa mesa portuguesa, associadas às regiões que as apresentam”. Pretende-se "promover e salvaguardar o receituário português, garantir o seu carácter genuíno, promover a exigência de produtos agrícolas de superior qualidade e privilegiar a diversidade regional”.

Presente na cerimónia de lançamento das "7 Maravilhas da Gastronomia", o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, realçou o facto de a gastronomia permitir “alavancar” o setor primário, sublinhando que a procura dinamiza a oferta e que a promoção da gastronomia promove igualmente a produção nacional, já que “não comemos nada que não venha do setor”.

O processo para eleger as “7 Maravilhas da Gastronomia” começa com a fase de candidaturas no site oficial. As receitas e pratos a concurso serão organizados em sete categorias (entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça e doces) e pelas 10 regiões do país (Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Litoral, Beira Interior, Estremadura e Ribatejo, Lisboa e Setúbal, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).

Num segundo momento, um painel de 70 especialistas convidado pela organização avaliará todas as nomeações e selecciona as 70 pré-finalistas (10 por categoria), sendo que cada região terá de estar representada através do mínimo de três no total dos pré-finalistas.

Um mês depois, a 7 de Maio, serão apresentadas as 21 finalistas, eleitas por 21 personalidades. É então que arranca a votação pública (por sms, chamada telefónica, no site oficial e Facebook), que termina no dia 7 de Setembro. As 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos e não serão eleitas mais do que duas Maravilhas por região.

A iniciativa, que culminará com a realização de um grande evento para a declaração das “7 Maravilhas da Gastronomia”, no dia 10 de Setembro de 2011, transmitido pela RTP em direto a partir de Santarém, contempla ainda a edição de um livro com as receitas das 70 pré-finalistas, uma grande prova gastronómica com as 21 finalistas e o lançamento do Guia das Maravilhas Gastronómicas.

 I23-ARTON679-BB703.JPG

 

Promover a valorização, interpretação e conservação do património cultural local e as ilhas dos Açores como um destino turístico-cultural é o objetivo das edições lançadas pela ADELIAÇOR esta quarta-feira, 9 de Fevereiro, no Faial.


 

 I20-ARTON678.JPG

 

O programa de rádio da LEADER OESTE vai para o ar, em direto, todas as sextas-feiras, entre as 15h e as 16h (repete domingos às 13h), na RLO - Rádio Litoral Oeste 91.0 FM.


I21-ARTON677-38C80.JPG

 

Tavira é o mais recente núcleo PROVE no Algarve. Com este lançamento, no passado dia 27 de Janeiro, o Algarve passa a contar com quatro locais de entrega de cabazes 100% BIO.


I22-ARTON680-9B2F0.JPG

 

Uma Banda Desenhada intitulada “Quem lava a loiça?”, um DVD com vários vídeos abordando a temática da igualdade e violência de género e um Guia Prático de Utilização compõem este Kit concebido no projeto MIGA das Terras Dentro.