Newsletter 04-04-2025 [Nº 314]
|
Petição: Um futuro melhor para a Europa rural 
Organizações de desenvolvimento rural,
Grupos de Ação Local (GAL) e cidadãos de toda a Europa lançaram uma petição de apelo à Comissão Europeia para que reforce o LEADER/DLBC como um pilar fundamental da política e do financiamento rural da União Europeia (UE) no próximo quadro financeiro plurianual (QFP).
Para tal exigem que o LEADER/DLBC seja reconhecido como um instrumento horizontal de coesão territorial e que,
no próximo QFP,
seja assegurado um orçamento específico e autónomo em todos os fundos comunitários relevantes,
para além da Política Agrícola Comum (PAC).
[Ler artigo completo]
| |
|
|

|
Ana Soeiro
Por diversas vezes a Federação Minha Terra e as Associações de Desenvolvimento Local se cruzaram com Ana Soeiro,
inicialmente como responsável no Ministério da Agricultura pela qualificação dos produtos tradicionais portugueses e mais recentemente como dirigente da QUALIFICA/oriGIn Portugal.
Como forma de homenagem republicamos um artigo seu no Jornal Pessoas e Lugares em 2014.
[Ler artigo completo]
|
|
|
|
|

|
AD ELO
Projeto "Rotas do Património" distinguido internacionalmente
Promovido pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego,
o projeto "Rotas do Património" propõe percursos temáticos centrados na cultura local e na relação entre a Pedra e a Água,
na Bairrada,
Mondego e Atlântico. Este projeto foi recentemente reconhecido pela plataforma Behance como um dos melhores projetos na categoria de design gráfico.
[Ler artigo completo]
|
|
|

|
Notícias
Webinário de boas práticas sobre inovação rural
O Gabinete de Apoio ao Pacto Rural vai organizar,
a 22 de maio,
um webinário de boas práticas em que serão apresentados exemplos de iniciativas promotoras da inovação nas áreas rurais.
O objetivo é a troca de ideias em torno do desenho e implementação de ações inovadoras que respondam às oportunidades e desafios emergentes nos territórios rurais,
com especial destaque para a inovação tecnológica,
ecológica e social.
[Ler artigo completo]
|
|
|
|
|
|
|
|