Newsletter 14-07-2011 [Nº 21]


MINHA TERRA relança Pessoas e Lugares

Quando se celebram 20 anos do LEADER, a MINHA TERRA relança o Pessoas e Lugares. A publicação, que fez uma longa história e contou histórias de pessoas e lugares, iniciativas, ideias e projetos, surge agora de cara lavada, com novas rubricas e novas colaborações mas com o mesmo espírito: partilhar boas práticas, reflexão e trabalho em rede sobre o Desenvolvimento Rural.

I215-CAPAXPL01XB.JPG

Lançado em 1999, no âmbito das atividades da Célula de Animação da Rede Portuguesa LEADER II, pela INDE, o Pessoas e Lugares contou 26 números numa primeira série que terminou em dezembro de 2001.

Na segunda série, iniciada em agosto de 2002 no quadro da Rede Portuguesa LEADER+, numa parceria entre a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a INDE, e contando já com a Federação MINHA TERRA como membro permanente do Conselho Editorial, saíram 54 números, até 2008.

Por isso, “é com grande satisfação que voltamos a ter um projeto editorial e de comunicação em torno do LEADER”, lê-se nas primeiras linhas do Editorial deste primeiro número da terceira série do Pessoas e Lugares, assinado pela diretora, Regina Lopes.

“Trata-se de um desafio e um estímulo para quem trabalha com o LEADER, considerando a qualidade com que foi produzido e o impacto que teve junto de diversos públicos”, defende Regina Lopes.

A continuidade do Pessoas e Lugares não surge isoladamente. Faz parte do projeto da MINHA TERRA de Comunicação para o Desenvolvimento Territorial, financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional, numa perspetiva de que a comunicação é uma ferramenta útil ao Desenvolvimento, “e é esse o compromisso que assumimos com os nossos leitores”.

Coincidindo com um momento determinante para a Europa, confrontando a União Europeia com aquele que é, talvez, o momento mais difícil desde a sua constituição, o primeiro número da terceira série do Pessoas e Lugares é dedicado ao LEADER, que celebra 20 anos de existência. “Não o fazemos apenas por isso mas por ter provas dadas como a metodologia de intervenção que melhores resultados revelou na promoção do Desenvolvimento Rural”.

O LEADER continuará a ser uma importante ferramenta da política de desenvolvimento rural pós-2013. A ideia orientou a intervenção da MINHA TERRA no fórum organizado pela ADRAT na MANIFesta’11.


Concertos educativos, música de câmara, workshops, recitais. É o que oferece a Semana de Música de Miranda do Douro, 18 a 24 de julho, numa iniciativa da CORANE apoiada pelo LEADER.


Os projetos, num montante de investimento aprovado de 2.888.684,22€, excederam todas as expetativas, de aprovação e execução, quantidade e qualidade.


Quer aprender a semear e plantar hortícolas em espaços pequenos, adotando os princípios da agricultura biológica? Inscreva-se nesta ação de formação organizada pela IN LOCO.


O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) em Fafe e Póvoa de Lanhoso, coordenado pela Associação Sol do Ave, dá continuidade à intervenção iniciada em 2008.


Workshop da ADERES, seguido de prova gastronómica de produtos Estrela-Sul, no Centro de Apoio a Crianças e Idosos de Cortes, Covilhã, a 24 de julho.


4 GAL do Continente têm candidaturas abertas às medidas LEADER do PRODER. Os GAL da Madeira e Açores também no âmbito do PRODERAM e PRORURAL.


O principal objetivo do Fórum Internacional sobre Economia Social e Solidária, em Montreal, Canadá, de 17 a 20 de outubro, é a necessidade de um diálogo Estado-Sociedade Civil para desenvolver políticas públicas para a economia social e solidária.


Europa 2020 é um dos três temas em foco no evento - o mais importante sobre política regional europeia - reunindo 6000 participantes - cujo programa deste ano conta com 111 sessões e mais de 600 oradores. De 10 a 13 de outubro, em Bruxelas.