Newsletter 30-06-2011 [Nº 19]


MINHA TERRA na MANIFesta»11

A VIII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, organizada pela ANIMAR, ADRAT, Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso e UTAD, em Montalegre, a 7, 8, 9 e 10 de julho, é um momento privilegiado de partilha de ideias e projetos reveladores da capacidade e criatividade das pessoas e organizações.

   I194-MANIFESTA260.JPG 

Nesta VIII edição da MANIFesta o tema principal - “Mobilizar e Participar para uma Economia Sustentável” - será desdobrado num conjunto de debates, reflexões e atividades agrupadas em torno de vários subtemas: Desenvolvimento Local; Lusofonia, Cooperação e Desenvolvimento Local; Igualdade e Desenvolvimento; Política Agrícola Comum, no âmbito da Reforma da PAC; Economia Social e Solidária; Voluntariado; Microcrédito; Empreendedorismo.

A MINHA TERRA vai participar no fórum “Novas Perspetivas de Desenvolvimento Local”, programado para o dia 8 de julho, sexta-feira, às 14h, numa organização da ADRAT - Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega.

Paralelamente, a presença da MINHA TERRA na MANIFesta de Montalegre faz-se através de um stand, de reafirmação da missão da MINHA TERRA e das 53 Associações de Desenvolvimento Local federadas, com destaque particular para os resultados da aplicação do LEADER nos territórios rurais portugueses.

A MANIFesta é um momento privilegiado de troca de ideias sobre o Desenvolvimento Local e a Economia Social, a par de uma grande mostra de produtos e projetos reveladores das capacidades de iniciativa e criatividade das pessoas, comunidades e organizações de Portugal, Galiza e de outras regiões e países, nomeadamente lusófonos e ibero-americanos.

A MANIFesta é um espaço aberto à participação, troca de ideias, saberes e experiências da sociedade civil organizada nas suas múltiplas vertentes - cultura, economia social, investigação, intervenção cívica, artes e saberes tradicionais, desenvolvimento rural, defesa do património, desporto e lazer.

A MANIFesta é uma realização que se quer bienal, fora dos grandes centros urbanos, assente em três pilares:

Assembleia - espaço de reflexão e intervenção cívica, onde se realizam os mais variados debates, oficinas, tertúlias…

Feira - onde se dão a conhecer projetos e iniciativas de Desenvolvimento Local e Economia Social…

Festa - espaço de intervenção, divulgação e fruição cultural, de lazer, exposições, concertos, teatro e animações várias, onde cabem todas as expressões artísticas e culturais, das tradicionais às vanguardistas…

A MANIFesta é uma ideia que surgiu em 1993, em Santarém; cidade que acolheu a primeira Manifesta em 1994. Desde então, a MANIFesta já passou por Tondela, Amarante, Tavira, Serpa, Peniche e Trancoso.

Folha Informativa de divulgação das atividades da Rede Rural Nacional (RRN) e informação relevante sobre Desenvolvimento Rural.


Parlamento Europeu quer distribuição mais justa entre países e agricultores. As recomendações, aprovadas a 22 de junho, visam influenciar as propostas legislativas que a Comissão Europeia vai apresentar no outono.


"Era uma vez... Uma menina chamada terra. A minha terra!" Sete histórias, 150 páginas, escritas e ilustradas por 2.090 crianças, num desafio lançado pela ADICES.


Sabores e artesanato da Serra da Estrela em Lisboa, numa ação de divulgação e promoção promovida pela ADRUSE, na loja Portugal Rural, de 28 de junho a 2 de julho.


A nova missão do projeto de cooperação "Nos Junte" em Santo Antão, Cabo Verde, é uma das muitas notícias em foco na edição de junho.


Realizada pela ASDEPR, em Ribeira Grande, de 30 de junho a 1 de julho, para promover o artesanato e a gastronomia da cidade e concelho na ilha de São Miguel.


Quer saber os segredos do pastel de Tentúgal? Inscreva-se neste workshop, da AD ELO, em Montemor-o-Velho, a 12 de julho.


Totalizando um investimento total de 2 milhões de euros e 24 novos postos de trabalho no território Estrela-Sul.