Newsletter 2011-02-04 [Nº 1]


Entrega de contratos Eixo 3 PRODER da região Centro pela mão do Ministro da Agricultura

“O mais pequeno apoio, a criação de um posto de trabalho, tem um impacto enorme nos territórios”. Foi com estas palavras que o Ministro da Agricultura, António Serrano, destacou a importância da Abordagem LEADER ao encerrar a sessão pública de entrega de contratos PRODER, Subprograma 3, da região Centro.

I13-IMGX2749X9X9.JPG        I13-IMGX2755X5X5.JPG

A cerimónia teve lugar esta quinta feira, dia 3 de Fevereiro, em Trancoso, na nova sede da Raia Histórica (inaugurada na ocasião), contando também com as presenças do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, o Governador Civil da Guarda e a Gestora do PRODER, perante um auditório completo.

A abrir a sessão, o Presidente da Raia Histórica, Júlio Sarmento, registando a dinâmica de desenvolvimento rural registada no território de intervenção da associação, sublinhou a necessidade de dar continuidade a este trabalho de parceria, num quadro de exigência e de regras transparentes, para uma “cultura de excelência entre todos os atores do desenvolvimento rural”. É o desafio para o futuro.

Do futuro - da UE, da PAC e da política de desenvolvimento rural pós-2013 - falou também a presidente da Federação da MINHA TERRA. Regina Lopes partiu de dados concretos, relativos às três gerações do Programa LEADER (1991-2007) e aos resultados do primeiro concurso do Eixo 3 do PRODER, para evidenciar a dinâmica gerada pela Abordagem LEADER nos territórios.

Numa altura em que 34 dos 47 GAL já abriram os seus segundos concursos no âmbito do Subprograma 3 do PRODER, com 70 a 75 por cento das verbas disponíveis já comprometidas, o momento é também para reflectir e pensar no reforço do Eixo 3 através da Reserva de Eficiência. “A execução é o nosso desafio”, disse Regina Lopes, sublinhando o papel determinante dos GAL. Um papel a defender no futuro até porque “a Abordagem LEADER já fez escola e tem muitos praticantes”, disse a presidente da MINHA TERRA.

I17-ARTON656-17F70.JPG

 

A AD ELO, o Crédito Agrícola de Cantanhede e o Biocant lançaram, no passado dia 25 de Janeiro, a primeira edição do Prémio Inovação e Empreendedorismo. 


I18-ARTON667-D2D86.JPG

 

 A ADRIMINHO e o Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentaram no dia 1 de Fevereiro, no Castelo Santiago da Barra, mais um evento do projeto “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência”.


A ADIRN recebeu, de 9 de Dezembro de 2010 a 31 de Janeiro de 2011, 81 Pedidos de Apoio, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER, num investimento total de cerca de 12 milhões de euros.


 I15-ARTON670-ED37F.JPG

 

A gestora do PRODER, Gabriela Ventura, presidiu na passada sexta-feira, dia 28 de Janeiro, em Baião, à cerimónia de entrega de contratos de financiamento do Subprograma 3 da DOLMEN.


 I16-ARTON660-4F895.JPG

 

O certame, dinamizado pela TAGUS, no âmbito do PRODER, integra um Simpósio Técnico, um Fórum do Azeite e uma Acção Promocional de Azeites. Acontece de 25 a 27 de Fevereiro.