Newsletter 2011-05-12 [Nº 14]


7 Maravilhas da Gastronomia

Finalistas com um sabor muito especial

Entre as 21 finalistas na eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia, reveladas no passado sábado, 7 de maio, em Santarém - cidade anfitriã da iniciativa - encontram-se algumas iguarias com um sabor muito especial para os Grupos de Ação Local (GAL)…

Uma entrada que é o ex-libris do fumeiro transmontano, em especial de Mirandela; um caldo verde de origem minhota mas adotado por todas as regiões; o famoso arroz de marisco da praia de Vieira de Leiria; e um coelho à caçador preparado somente com vinho tinto, preferencialmente, do Dão (nunca água!).

A par destas especialidades, apresentadas a concurso pela DESTEQUE, ADRIMINHO, ADAE e ADICES, juntam-se outras finalistas (e pré-finalistas) que têm vindo a mobilizar os GAL, numa ação de apoio incondicional às candidaturas das suas regiões.

Da shortlist agora revelada, assim como da lista das 70 pré-finalistas, são vários e variados os pratos que ilustram o forte envolvimento dos GAL na iniciativa, unidos na partilha de um objetivo comum: divulgar e promover o património gastronómico dos “seus” territórios.

A conquista do estatuto de finalista pelo afamado leitão da Bairrada e pelos não menos famosos Pastéis de Tentúgal, ou ainda pelo inigualável queijo Serra da Estrela, muito deve também ao empenho dos GAL - AD ELO e ADIBER - que encontraram nesta “parceria” uma forma de materialização concreta dos seus princípios de atuação.

Para os GAL, a eleição destas especialidades gastronómicas, de grande importância no contexto socioeconómico local, só vem comprovar a excelência dos produtos de qualidade produzidos nos territórios rurais.

  

I142-ALHEIRA.JPG

I142-CALDOXVEDE.JPG

I142-ARROZXMAR.JPG

I142-COELHO.JPG

Parceiros das 7 Maravilhas da Gastronomia desde a primeira hora, no âmbito da cooperação LEADER, junto com a Federação MINHA TERRA, na qualidade de parceiro científico, os GAL empenharam-se de forma exemplar na divulgação da iniciativa, de forma a incentivar a participação dos seus territórios.

Logo na primeira fase, de receção de candidaturas, entre 7 de fevereiro e 27 de março, o contributo dos GAL foi valioso: 140 nomeações, entre as 433 candidaturas apresentadas. Um número significativo destas 140 viria a integrar a lista das 70 pré-finalistas, anunciada a 7 de abril.

As 21 finalistas - três por cada uma das sete categorias (entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces) e uma pelo menos de cada uma das 10 regiões administrativas (Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Litoral, Beira Interior, Estremadura e Ribatejo, Lisboa e Setúbal, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) - encontram-se agora, e até 7 de setembro, a votação pública.

Depois de 70 “especialistas” e 21 “notáveis”, responsáveis pela eleição das 70 pré-finalistas (10 por categoria) e as 21 finalistas (três por categoria), é ao público que cabe agora a decisão de eleger as 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.

Conheça as 21 Finalistas no site das 7 Maravilhas (www.7maravilhas.sapo.pt) e faça a sua escolha... Também é possível votar por telefone, SMS ou através do Facebook (www.facebook.com/7MGastronomia), usando os códigos associados a cada um dos pratos.

As vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, independentemente da categoria e não serão eleitas mais do que duas maravilhas por região.

As 7 Maravilhas da Gastronomia serão conhecidas em setembro num espetáculo transmitido em direto pela RTP1 a partir de Santarém.

Para os GAL, porém, a divulgação e promoção dos sabores e paladares do receituário tradicional português não acaba aqui, pois esta é uma das dimensões intrínsecas às suas estratégias de desenvolvimento para os territórios.

Seminário dedicado à abordagem LEADER na política de desenvolvimento rural, organizado pela MINHA TERRA e a CAP, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, a 7 de junho.


Workshop organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais da Madeira e a Rede Rural Nacional, com a colaboração da MINHA TERRA, ACAPORAMA, ADRAMA e município de Câmara de Lobos, enquadrado na Semana BioMadeira, a 31 de maio.


Ciclo de tertúlias promovidas pela TAGUS nos concelhos de Constância, Vila Nova da Barquinha e Abrantes a fim de sensibilizar para as potencialidades do rio Tejo. Acontecem a 14, 15 e 21 de maio.


A MANIFESTA’11, VIII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, sob o mote “Mobilizar e Participar para uma Economia Sustentável”,  é organizada pela ANIMAR e, localmente, ADRAT, Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso e UTAD. De 7 a 10 de julho, em Montalegre.


Encontro internacional, na Finlândia, de 22 a 28 de agosto, reunindo jovens de diferentes nacionalidades num intercâmbio de experiências para celebrar o "espírito" LEADER.


Corrida de boias, luta de cotonetes, zarabatana, corrida de carros de rolamentos… São os novos desafios do AQUApaper de Abrantes para comemorar a sua 10ª edição, a realizar no dia 28 de maio.


Curso organizado pela ATAHCA, em parceria com o CEARTE, entre 25 de maio e 20 de junho, em Vila Verde. Inscrições abertas.