Newsletter 09-04-2020 [Nº 160]


Alimentação de proximidade em tempos de afastamento

Quando todos somos instigados a afastar-nos uns dos outros para reduzir contágios pelo novo coronavírus, os cidadãos, principalmente os que vivem nas cidades, aproximam-se da realidade dos produtores do complexo agro-alimentar.

Num momento de crise, o que é verdadeiramente importante ganha expressão e o acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, assume a importância que devia ter sempre.

Alguns produtores agrícolas têm tido dificuldade em escoar a respectiva produção. A maioria dos mercados locais, ponto importante de comercialização de uma parte da produção da pequena agricultura e da agricultura familiar, encerrou; as feiras e festivais, onde se vendiam importantes quantidades de queijos, fumeiro e outros produtos, foram cancelados; a restauração está em serviços mínimos; os hábitos dos consumidores alteraram-se, evitando alguns produtos, preferindo outros menos perecíveis e recorrendo maioritariamente aos supermercados para se abastecer…

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O Ministério da Agricultura acaba de lançar a campanha "Alimente quem o Alimenta" com o objetivo de incentivar o consumo de produtos locais, apoiando os agricultores a escoar os seus produtos, através do recurso à comercialização de proximidade. Veja aqui o vídeo de lançamento da campanha.

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Foi publicada no passado sábado, dia 4 de abril, a Portaria n.º 86/2020, que estabelece um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à epidemia do coronavírus (COVID-19) no âmbito da operação “Cadeias Curtas e Mercados Locais” da Medida 10 - LEADER do PDR 2020.

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Com o contacto entre produtores, comerciantes e consumidores muito condicionado, mas a manter-se a necessidade de vender e comprar os produtos, surgiu na Lousã uma iniciativa que utiliza a rede social Facebook para divulgar produtores e empresas com disponibilidade para entregas.

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Nas atuais circunstâncias de “isolamento social”, a associação CoimbraMaisFuturo em articulação com a Câmara Municipal de Coimbra, acaba de lançar uma plataforma para apoiar os produtores e comerciantes locais, criando um ponto de encontro virtual com os consumidores.

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A ADIBER e os Municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua reuniram na tarde da passada sexta-feira, dia 3, por videoconferência, para definir estratégias de intervenção para apoio imediato aos pequenos produtores deste território, cuja atividade está a ser afetada pelo surto do COVID-19.

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O Monte ACE, ciente de que as famílias estão limitadas nos seus movimentos devido às medidas do Estado de Emergência e que os agricultores estão limitados nas opções de escoamento dos produtos, lançou a iniciativa “Do Campo para a Mesa” para que consumidores e produtores se possam “encontrar”.

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A ATAHCA, no âmbito das atividades do CLDS 4Geira, que coordena, está a promover a campanha “Agricultura do Campo à Mesa”, que visa incentivar o consumo de produtos locais, apoiando os agricultores de Terras de Bouro a escoar os seus produtos nesta fase em que a comercialização é mais complicada.

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No sentido de apoiar os produtores a escoar o seu produto e de garantir aos consumidores que podem ter na sua mesa de Páscoa o tradicional Folar de Valpaços, a ADRAT, em conjunto com o Município, lançou uma campanha que incentiva a compra do produto por encomenda.

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Em tempos da pandemia COVID19, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior apela ao consumo dos produtos locais, nomeadamente de Abrantes, Constância e Sardoal e promove as tradições e os empreendedores do território através dos seus meios digitais.

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