Newsletter 11-04-2016 [N.º 121]


1º Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária

I12657-CARTAZ.JPG

Trata-se de uma oportunidade de encontro entre os diferentes parceiros que, nos respectivos territórios estão a implementar as Estratégias de Desenvolvimento Local, em coerência com o Portugal 2020 e no quadro da prossecução dos objectivos da Estratégia Europa 2020.

Os principais temas a abordar neste encontro são a Cooperação, como instrumento de reforço das competências, capacidades e oportunidades para todas as entidades envolvidas no DLBC e a Avaliação, enquanto ferramenta imprescindível para a melhoria da qualidade da execução dos programas

Com intervenções e comentários de diversas organizações de nível europeu, nacional, regional e local, o primeiro dia do encontro está organizado em três painéis: “Cooperar para empreender”, “Boas práticas de cooperação” e “Avaliar para conhecer”.

No primeiro painel, “Cooperar para empreender”, a partir de intervenções da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, da Autoridade de Gestão do PDR2020 e da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, pretende-se analisar como as aprendizagens dos programas anteriores no âmbito da Cooperação, podem contribuir para responder aos desafios dos programas no horizonte de 2020.

No segundo painel “Boas práticas de cooperação”, Grupos de Acção Local e outras entidades, em áreas tão diversas como o turismo ativo e o turismo acessível, o património, ou os circuitos curtos agroalimentares, exemplificam como a Cooperação pode ser usada para partilhar experiência e conhecimentos e pode ser uma oportunidade para ganhar escala na promoção de produtos e territórios.

O terceiro painel será dedicado à Avaliação, no ciclo de programação 2014 -2020, face à relevância dos resultados a atingir, a avaliação das políticas a nível local, regional, nacional e europeu ganha uma nova expressão e importância. As especificidades do instrumento DLBC e da Abordagem LEADER deverão ser integradas nos processos de avaliação.

A tarde do segundo dia será dedicada à visita aos projetos “Azoris” e “Quinta dos Açores”.

As inscrições devem ser realizadas até 15 de Abril.

 

A 13 de abril, entre as 15 e as 17 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Faro, promovida pela Associação In Loco e a Câmara Municipal.


A parceria do projeto “Cidadania e Território: Desenvolvimento Local Sustentado”, realiza no dia 14 de abril, no ICS em Lisboa, o colóquio "O Interior, Território de Valor".


As associações ACTIVAR, ADIBER, DUECEIRA e LOUSITÂNEA, com o apoio do Município da Lousã, apresentam o Fórum para a Valorização do Interior que se realiza no dia 14 de abril, pelas 20h45, no auditório da Biblioteca Municipal.


No âmbito do Dia Internacional do Monumento e Sítios, a ADDLAP realiza a 18 de abril, pelas 14h30, no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu, o lançamento do Almanach Sportivo 2016.


Organizado pela APCEP, em parceria com diversas entidades, o Encontro realiza-se a 29 e 30 de abril, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.


Apresentada no passado dia 31 de março, a brochura "Aldeias Norte de Portugal" pretende ser um instrumento de divulgação e de promoção do turismo dos espaços rurais.


Através do projeto CLDS Valença 3G, a ADRIMINHO em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, promove a 1ª edição do Concurso Ideias de Negócio, com o objetivo de despertar os jovens para o empreendedorismo.


O Grupo de Ação Local Dolina Raby, da Polónia, procura parceiro internacional para projeto na área da educação de adultos, no âmbito do Erasmus+.


Gastronomia, turismo e diversificação da economia local são os temas em destaque nesta iniciativa de cooperação liderada pelo GAL francês The Pays de Saint-Brieuc e pelo GAL polaco Kraina Drwęcy i Pasłęki.