Newsletter 14-01-2016 [N.º 117]


Seminário " Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Consulta Pública e Aliança para os ODS"

Terá lugar no próximo dia 20 de janeiro, na Culturgest, em Lisboa, o seminário de apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e lançamentos das iniciativas "Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" e "Aliança para os ODS".

A “Consulta Pública Nacional sobre a Implementação da Agenda 2030” surge no seguimento do processo de consulta pública para a construção da agenda das Nações Unidas para Pós-2015, no qual a Federação Minha Terra também esteve envolvida, em conjunto com outras organizações da Sociedade Civil.

I12582-CONVITEX20JANEIRO.JPG

 

Estes processos de consulta conduzidos pela sociedade civil replicaram-se pelo mundo, tendo as suas conclusões contribuído para a construção da AGENDA 2030 – 17 ODS, que já foi aprovada nas Nações Unidas a 25 de setembro de 2015, e já entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016.

Estando concluído o processo de aprovação da Agenda 2030, importa agora voltar a envolver a sociedade civil na definição de uma estratégia nacional integrada e participativa que promova o seu envolvimento na operacionalização à escala local e nacional desta agenda global.

A consulta, que contará com diversas oficinas descentralizadas, visa a recolha de contributos mas também a assinatura de um compromisso por todas as partes que se queiram envolver no cumprimento do plano nacional da Sociedade Civil, compromisso que deve incluir o de acompanhar conjuntamente a avaliação e monitorização da implementação da Agenda 2030 a nível nacional.

Programa aqui.

Inscrições no seminário aqui, gratuitas mas obrigatórias, limitadas aos lugares disponíveis.

O Seminário é uma iniciativa das seguintes organizações: Aliança Objectivos de Desenvolvimento Sustentável Portugal, ANIMAR, Camões, I.P., Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Juventude, Conselho Português para os Refugiados, FAO, Federação Minha Terra, OIM, OIT, Plataforma Portuguesa das ONGD, Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres, The Global Compact - Network Portugal, UNICEF, UNICRI, UNU-EGOV e UNRIC.

  

ADELIAÇOR, ARDE, ASDEPR e GRATER assinam protocolo de articulação funcional com a Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores 2014-2020 (PRORURAL +).


Realiza-se em Ansião, a tradicional Feira dos Pinhões, onde os produtores irão apresentar o que de melhor se faz na região de Sicó.


  

O Montijo recebe, a partir de dia 29 de Janeiro, os cabazes PROVE. 


A Odiana, enquanto sócia da Associação Terras do Baixo Guadiana (ATBG) assumiu, no último dia 23 de Dezembro, a presidência da direção da entidade.


  

Está disponível no portal internet da Bolsa Nacional de Terras uma página dedicada ao processo de reconhecimento da situação de prédio rústico e misto sem dono conhecido, que não esteja a ser utilizado para fins agrícolas, florestais ou silvopastoris.


Artigo de opinião de José Francisco Ferragolo da Veiga.

As comunidades e os pequenos produtores rurais sempre foram conseguindo encontrar as práticas de cooperação e ajuda mútua e as formas de organização que melhor se ajustam ao seu funcionamento e às suas dinâmicas sociais e económicas.