Newsletter 03-12-2015 [N.º 115]


Segunda reunião da Assembleia Europeia das Redes Rurais

I12543-20151126X171140.JPG

A 26 de Novembro, decorreu em Bruxelas a segunda reunião da Assembleia Europeia das Redes Rurais, que é a principal instância de governação da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) e da Parceria Europeia para a Inovação - AGRI.

O objetivo desta segunda reunião da Assembleia foi fazer o ponto de situação das atividades das redes e discutir e apresentar propostas para as prioridades de trabalho para 2016 à luz das prioridades identificadas para melhorar a implementação dos Programas de Desenvolvimento Rural.

Na intervenção de abertura, Mihail Dumitru, Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, apelou aos membros da assembleia para participarem, serem criativos e trazerem novas ideias, disse que os territórios rurais da Europa, mais do que um problema, devem ser vistos como uma solução, pois beneficiam a sociedade como um todo, dando como exemplo o papel que podem desempenhar na atual crise humanitária dos refugiados na Europa. Mihail Dumitru referiu ainda que as Redes Rurais Nacionais devem ter um papel mais relevante no momento de garantir que o financiamento da UE se aplica da maneira mais inteligente.

Analisando as perspetivas de trabalho para 2016, a principal prioridade é a simplificação dos PDR, com destaque para a simplificação da gestão financeira e a opções por custos padrão e/ou simplificados. A este respeito será organizada pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, em Janeiro de 2016, uma oficina sobre simplificação no âmbito do LEADER/Desenvolvimento Local de Base Comunitária, dirigida principalmente às Autoridades de Gestão e aos Organismos Pagadores.

Luís Chaves da Federação Minha Terra integrou a delegação portuguesa em representação dos Grupos de Ação Local de Portugal.

I12543-IMAGEM1.JPG


Projeto em destaque: Fábrica de chocalhos

I1657-TERRAS_DENTRO.JPG

Chocalho: instrumento metálico que produz um som característico para facilitar a localização do gado disperso pelas pastagens. No início do séc. XX existiam em Alcáçovas 13 famílias que se dedicavam à atividade. Hoje, apenas dois chocalheiros se mantêm no ativo: os promotores do projeto. O investimento visou a modernização da atividade, mantendo a qualidade e a tradição. O projeto comporta ainda uma vertente turística, através de visitas ao “coração” da oficina, podendo assistir-se ao processo de fabrico do chocalho.

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local TERRAS DENTRO, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER.

Numa organização conjunta entre a DGADR, o INIAV e a Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo, realiza-se a 4 de Dezembro, no INIAV, em Oeiras, a Conferência de Encerramento do Ano Internacional dos Solo.


        I1652-LOGO.JPG

 

A 2ª edição do Fórum realiza-se em Faro, de 19 a 21 de Fevereiro de 2016.


          I1651-LOGO.JPG

 

Encontram-se a decorrer as inscrições para as ações de formação e visitas de campo, realizadas no âmbito do projeto a New Deal for Youth Employment.


           I1654-11156293_1478589195696811_4123545788522729029_N.JPG
 

A A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, entidade gestora do GAL responsável pela EDL de Base Comunitária Rural para os municípios de Loures, Mafra e Sintra, aderiu em Novembro de 2015 à Federação Minha Terra.


A Dolmen encontra-se a promover os produtos locais com a venda de cabazes muito diversificados.


Com o objetivo de criarem um projeto pioneiro de incubação de empreendedorismo social de base local, uma comitiva do BEI encontra-se a visitar o território da CIM do Tâmega e Sousa.