Newsletter 26-06-2015 [Nº 111]


Parlamento Rural Europeu 2015: a voz das comunidades rurais

No âmbito da coordenação nacional do Parlamento Rural Europeu 2015, a Federação MINHA TERRA tem em curso um questionário online para alargar a participação a pessoas e entidades das comunidades rurais, reforçando a visão nacional sobre a realidade dos territórios/comunidades rurais em Portugal.

   I1591-LOGO_ERP2015_N.JPG   

A Federação MINHA TERRA foi convidada para assumir a coordenação do processo em Portugal, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) suas associadas, enquanto dinamizadoras de parcerias locais diversificadas e representativas, que estão particularmente bem colocadas e preparadas para desencadear o processo de auscultação a nível local.

Este processo permitirá capitalizar e valorizar todo o trabalho já realizado – reuniões locais, diagnóstico territorial, etc. – no contexto da construção das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, por cada uma das parcerias locais animadas pelas ADL.

A primeira fase do processo nacional deverá estar concluído no mês de julho, pretendendo a Federação MINHA TERRA promover um debate nacional sobre o documento síntese relativo à situação portuguesa, que depois será apresentado no Parlamento Rural Europeu.

        

Parlamento Rural Europeu 2015 – o que é?

Com o Parlamento Rural Europeu de 2015 pretende-se reforçar a voz das comunidades rurais da Europa, garantindo que os interesses e o bem-estar dessas comunidades estejam fortemente refletidas em políticas nacionais e europeias, promovendo a autoajuda, a compreensão comum, a solidariedade, o intercâmbio de boas práticas e a cooperação entre as comunidades rurais em toda a Europa.

De modo a constituir-se como uma “cascata de ideias, de baixo para cima”, o Parlamento Rural Europeu envolve todo um trabalho preparatório junto das comunidades rurais, mobilizando-as para participarem neste processo, que se pretende o mais envolvente e participativo possível.

Com o objetivo de alargar a participação e aprofundar o impacto do segundo Parlamento Rural Europeu, que terá lugar na cidade austríaca de Schärding, de 4 a 6 de novembro, a organização contará este ano também com a ELARD – European LEADER Association for Rural Development, de que a Federação MINHA TERRA é associada, e da ECOVASTE, membro consultivo da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural.

O primeiro Parlamento Europeu Rural teve lugar em Bruxelas, em novembro de 2013, numa iniciativa conjunta das redes ERCA – European Rural Community Association e PREPARE – Partnership for Rural Europe, e organizado pelo Movimento Nacional Rural Nórdico. Tratou-se de um evento marcante, focado especificamente nas necessidades, preocupações e aspirações das pessoas dentro das comunidades rurais, em toda a Europa, procurando garantir que a voz das populações rurais seja ouvida, tendo nele participado 150 pessoas, entre representantes dos movimentos rurais e das Redes Rurais de 30 países.

 

O questionário está disponível até ao dia 5 de julho e pode ser acedido aqui

I12309-IMAGEMXLOGOS.JPG

Combater o desperdício alimentar para promover uma gestão eficiente dos alimentos é o mote da Resolução da Assembleia da República que declara o ano de 2016 como o ano nacional do combate ao desperdício alimentar.


Na sequência da pré-qualificação do DLBC Rural, e da aprovação da parceria e macro estratégias propostas para o período 2014-2020, Dueceira organiza sessões desconcentradas de trabalho - “O futuro começa agora”.


O Projeto de empreendedorismo da ADRUSE, “Brincar às Ideias” decorreu nos anos letivos 2012-2013 e 2013-2014 e dirigiu-se a crianças do 1º e 2º ciclo, dos concelhos de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia.


A 6ª edição do evento transnacional LINC terá lugar em Maratea, região de Basilicata, Itália, entre os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro. A conferência é um intercâmbio europeu de experiências, conjugando eventos desportivos com partilha de tradições culinárias.


No dia 25 de Junho a DOLMEN divulgou o roteiro e filme "Viagem pelo Douro Verde". A iniciativa realizou-se no Douro Royal Valley Hotel & Spa, na Pala, em Baião pelas 19:00 horas.


Desde 1 de Junho de 2015 que os países da União Europeia estão obrigados a publicar a lista dos beneficiários dos apoios da Política Agrícola Comum (PAC). A medida pretende aumentar a transparência e decorre da reforma comunitária da PAC de 2013.