Newsletter 21-05-2015 [109]


Desenvolver competências para a elaboração do Plano de Avaliação das Estratégias de Desenvolvimento Local

I12237-20150512X145750.JPG

Com o objetivo de apresentar os princípios básicos da avaliação e o sistema comum de avaliação e monitorização do Desenvolvimento Rural 2014-2020, a Rede Rural Nacional organizou uma ação de formação destinada aos potenciais Grupos de Ação Local (DLBC Rural), sobre elaboração do Plano de Avaliação, a integrar nas Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL), em colaboração com as Autoridades de Gestão dos três PDR (PDR2020, PRORURAL+ e PRODERAM 2020), do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e da Federação Minha Terra, com o apoio do Helpdesk da Avaliação da DG AGRI.

 I12237-20150513X093033.JPG

A ação, que decorreu em Lisboa nos dias 12 e 13 de maio, visou sensibilizar as equipas dos futuros GAL para a importância da avaliação no quadro do novo período de programação e contribuir para as capacitar para o planeamento e implementação dos Planos de Avaliação das respetivas EDL.

Estes Planos de Avaliação deverão identificar as metodologias, atividades e recursos necessários para avaliar a contribuição das estratégias DLBC para a realização dos objetivos das políticas de desenvolvimento rural. Este aspeto é particularmente relevante num quadro comunitário de apoio focado nos resultados e nos impactos das políticas nos territórios e nos cidadãos.

 I12237-20150512X145742.JPG

Os trabalhos que incluíram a apresentação do enquadramento regulamentar e conceptual da avaliação, foram pontuados por exercícios práticos realizados em grupo pelos cerca de 70 participantes. Esta ação, com uma avaliação muito positiva por parte dos participantes, evidenciou a necessidade de dar continuidade ao trabalho neste domínio, nomeadamente através da construção e adoção de metodologias comuns e de sistemas de informação que respondam às necessidades de todos os intervenientes na implementação dos programas.

Sessão Informativa a 22 de Maio, sobre Programa Operacional Alentejo 2020 e estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária promovida pela ESDIME.


Realiza-se no dia 22 de Maio, em Faro, uma demonstração gastronómica de cozinha mediterrânica de fusão, da responsabilidade da equipa portuguesa do projeto ENPI - SlowMed. A Associação In Loco é o parceiro português do projeto.


Decorre entre 27 e 31 de Maio, em Tomar, a terceira edição da “Festa Templária”. Esta edição, promete ser a mais animada, interventiva e surpreendente comemoração recreativa da cultura templária. 


No dia 29 de Maio, pelas 16h30, o auditório da Junta de Freguesia de Silvares irá receber a Assembleia de Parceiros DLBC 14/20 do GAL Rural ADERES Estrela-Sul.


A ADIBER promove um Ciclo de Conferências designado “Compromisso Beira Serra 14-20”. Numa iniciativa aberta a todos os interessados, realizar-se-á no próximo dia 2 de Junho, pelas 19h30, no restaurante “Chill Out”, em Góis a primeira deste ciclo de conferências.


Percorrer o rio Tejo da nascente à foz, uma aventura em Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT) de 15 a 30 de Maio.


Estão abertas as inscrições para os cursos de Iniciação ao Espanhol e Alemão, promovidos pela associação Vicentina e cofinanciados a 100% pelo PROMAR.


A Dolmen apresentou dois novos projetos de intervenção em espaços de montanha: o projeto “Aboboreira Ativa – Economias de Montanha” e o projeto “Aldeias com Futuro”.


A Rede Europeia das Zonas de Pesca (FARNET) apresenta uma compilação das principais publicações disponíveis em Português no site www.farnet.eu.


O projeto “Rotas da Agricultura” surge com o objetivo de impulsionar a agricultura e o setor primário no território e promover a organização e articulação das entidades e dinamizar o acesso dos agricultores aos apoios disponíveis no âmbito da PAC.