Newsletter 26-03-2015 [N.º 107]


Minha Terra organiza oficinas de turismo

“Turismo em meio rural: contributo para as Estratégias de Desenvolvimento Local” foi o tema das três oficinas realizadas entre 16 e 23 de março, numa altura em que as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) afinam as estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) com as entidades do sector do turismo, de grande importância para o desenvolvimento dos territórios rurais e a economia nacional.

Organizadas com a colaboração da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e do Turismo de Portugal, nas escolas de hotelaria e turismo de Coimbra, Douro-Lamego e Faro, a 16, 20 e 23 de março, respetivamente, estas três oficinas juntaram cerca de uma centena de técnicos das ADL e das Entidades Regionais de Turismo das regiões norte, centro e sul, entre outros parceiros do sector.

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A concertação de abordagens para o desenvolvimento turístico no contexto das estratégias de desenvolvimento local, a identificação de constrangimentos e oportunidades à escala regional a equacionar no quadro das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL), e o alinhamento de prioridades entre os parceiros envolvidos em projetos que serão objeto de candidatura a fundos comunitários, foram os objetivos destas oficinas, que proporcionaram a partilha de experiências e conhecimento.

Abrangendo três grandes temas de reflexão – estruturação do produto turístico na Região (redes de parceiros; criação de novos negócios; diversificação de atividades); qualidade do serviço/capacitação dos agentes da região; promoção e comercialização da oferta regional (mercado nacional e internacional, ferramentas de promoção e venda) –, as oficinas privilegiaram sessões de trabalho em grupo, que permitiram a cada grupo discutir os temas no quadro das EDL em preparação, em função de cinco fatores-chave: prioridades, constrangimentos, critérios para a identificação de investimentos prioritários, necessidades de formação e proposições de articulação de estratégias locais com estratégias regionais.

Aprofundar o trabalho em rede entre os agentes com intervenção no sector (ADL, associações culturais e recreativas, municípios, comunidades intermunicipais), promovendo a articulação e sinergias, tanto na estruturação de produtos turísticos como na promoção dos produtos e destinos, capacitar os recursos humanos (promotores/proprietários de alojamentos, restauração, animação, etc., assim como de colaboradores/funcionários e prestadores de serviços, e de todas as entidades que promovem o turismo em meio rural), promover a interligação dos principais destinos turísticos urbanos das regiões com os destinos turísticos existentes no meio rural, e a importância da diferenciação da oferta, são algumas conclusões destas oficinas, que vão ao encontro das preocupações das Entidades Regionais de Turismo e das Agências de Promoção Turística. [+]

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