Apresentação das "Atas e Resumos" das Jornadas Técnicas dos Carvalhos

2023-03-30

A ATAHCA, em colaboração com o Município de Terras de Bouro, apresentaram o livro "Atas e Resumos" das Jornadas Técnicas dos Carvalhos, no Salão Nobre do Município de Terras de Bouro, no dia 24 de março.

As Jornadas Técnicas Sobre os Carvalhos, iniciadas no ano de 2013, resultaram de uma parceria que envolveu a Associação de Compartes da Freguesia do Campo do Gerês, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, a Câmara Municipal de Terras de Bouro, a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, a Ordem dos Biólogos, a AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal,  a QUERCUS, a ZERO e a LIPOR. 

As quatro edições realizadas entre 2013 e 2018 são o exemplo da importância das parcerias e do que se pode fazer pela defesa e promoção dos valores existentes em cada território.

Cada uma das edições teve um tema agregador que permitiu analisar e discutir a importância dos carvalhos nas várias vertentes. Em cada uma delas foi discutida a relação dos carvalhos com a água, com a natureza e turismo e da sua importância na educação para a floresta autóctone. Em cada um dos temas participaram especialistas que esgrimiram em argumentos suficientes para a reflexão sobre a importância da valorização das espécies autóctones nomeadamente os carvalhos.

O envolvimento de técnicos especialistas, de professores, de alunos de escolas locais, de agricultores, de organizações públicas e privadas e da população permitiu envolver os mais diferentes agentes que têm responsabilidades na criação de um olhar diferente sobre a nossa floresta. 

Para o Presidente do Concelho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P, Nuno Banza, a preservação da nossa floresta autóctone será mais fácil se houver valorização dos recursos dela provenientes, razão porque devemos trabalhar no sentido de se criarem as condições necessárias para que todos se sintam agentes participativos de um modelo que deve começar na escola, passar pelos proprietários dos espaços florestais e concluir-se com todos os que possam beneficiar, direta e indiretamente, deste recurso natural e ambiental que tem de ser enaltecido. 

A ATAHCA, enquanto entidade responsável por esta edição e parceira, pretende deixar vincado o seu agradecimento a todas as instituições parceiras nas Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos e a todos os técnicos e responsáveis das mesmas instituições, a todos os moderadores e oradores pelo contributo que deram para que fosse reconhecida a importância e o valor destas Jornadas. 

Para estas instituições, este exemplo deve ser disseminado, porque só com diálogo franco e partilha de experiências e conhecimentos conseguiremos construir um futuro com gerações vindouras orgulhosas dos seus antepassados.

Reunir vontades de querer fazer diferente, consciencializados da necessidade de agir para preservar, foi uma das mensagens deixada pelo Manuel Tibo presidente do Município de Terras de Bouro nesta apresentação e uma das razões porque vale a pena trabalhar em parceria e desenvolver iniciativas que reduzam os esforços e recursos com a implementação de programas e atividades de desenvolvimento territorial. 

A apresentação ficou a cargo do professor da UTAD João Paulo Fidalgo Carvalho, que tem trabalhado em diversos projetos de Investigação e Desenvolvimento relacionados com o carvalho e os carvalhais, que contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P – Professor Doutor Nuno Banza, da Diretora e Regional ICNF (Norte) – Arquiteta Sandra Sarmento, do Arquiteto da ATAHCA José Carlos Martins e do Engº Jorge Dias, Chefe de Divisão de Gestão Florestal do Norte Litoral.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]