10º Festival Queijo, Pão e Vinho

Abr. 2004

16, 17 e 18 de Abril

Quinta do Anjo, Palmela

Pelo 10º ano consecutivo, a aldeia de Quinta do Anjo recebe o Festival Queijo, Pão e Vinho. A celebração dos sabores e dos produtos tradicionais da freguesia conta com a participação de 14 produtores de queijo, 10 de pão e bolos e 3 empresas vinícolas.

Do programa deste ano, destaque para mais uma edição da Exposição/ Concurso Nacional de Ovinos de Raça Saloia, para os Concursos de Queijo de Azeitão, Queijo Seco, Vinho, Manteiga de Ovelha e Pão Caseiro da Freguesia de Quinta do Anjo e para a exposição comemorativa da 10ª edição, onde poderá encontrar os cartazes e as fotografias que marcaram a história do certame. O programa inclui, ainda, vários momentos de animação cultural e desportiva, além da feira, com provas e venda permanente de queijo, pão, vinho e doçaria regional.

A organização do 10º Festival Queijo, Pão e Vinho é da responsabilidade da Comissão Organizadora, constituída por: Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, Região de Turismo Costa Azul, Parque Natural da Arrábida - PNA, Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste - DRARO, Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida - ARCOLSA, Agrupamento de Produtores de Queijo de Azeitão - APQA, Origens da Terra, Associação Organizadora da Exposição/Concurso Nacional de Ovinos de Raça Saloia, Produtores de Queijos, Padeiros e Boleiros, e Produtores de Vinho da Freguesia.

Programa

Dia 16

21h30 - Inauguração da 10ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho e da 19ª Exposição/ Concurso nacional de Ovinos de Raça Saloia. Animação e prova de queijo, pão e vinho.

Dia 17

10h00 - Abertura da Feira (venda permanente de queijo, pão e vinho). Abertura da Exposição/ Concurso Nacional de Ovinos de Raça Saloia. Concurso de Queijo de Azeitão, Queijo Seco e Vinho da Freguesia de Quinta do Anjo, na Adega Venâncio da Costa Lima.

11h00 - Concurso de Manteiga de Ovelha e Pão Caseiro da Freguesia de Quinta do Anjo, na Adega Venâncio da Costa Lima

14h00 - Passeios Pedestres «Caminhos da Serra» (gratuito) - org. Agrupamento 504 Clã 5 - Escuteiros de Quinta do Anjo

15h00 - Animação Infantil - org. Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. Leilão de Borregas selecionadas para reprodução, na tenda da Exposição de Ovinos.

22h00 - Animação Musical - Sessão de Fados

Dia 18

08h00 - Demonstração de ordenha manual na tenda da Exposição de Ovinos.

09h00 - Passeio de ciclismo Queijo, Pão e Vinho - concentração junto ao largo da Sociedade de Instrução Musical.

10h00 - Abertura da Feira (Venda permanente de Queijo, Pão e Vinho). Abertura da Exposição/ Concurso Nacinal de Ovinos de Raça Saloia. Demonstração de tosquias na tenda da Expoisção de Ovinos.

14h00 - Passeios pedestres «Caminhos da Serra» (gratuito - org. Agrupamento 504 Clã 5 - Escuteiros de Quinta do Anjo.

15h00 - Animação Infantil - org. Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. 16h30 - Regresso dos Rebanhos do campo.

18h00 - Demonstração de ordenha manual na tenda da Exposição de Ovinos.

18h30 - Animação Musical e Entrega de Prémios.

19h00 - Encerramento do Festival


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]