1º Encontro Internacional de Desenvolvimento Local

2009-01-06

4 a 9 de Abril de 2009, São Tomé e Príncipe

Este é um projecto da iniciativa da Associação Roçamundo em parceria com a Fundação Cacau, o Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE), a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES/UAC) e a Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental (NEREA- Investiga).

É objectivo deste projecto reunir em S. Tomé e Príncipe especialistas de diferentes áreas para reflectir sobre estratégias de desenvolvimento das comunidades locais a partir de uma realidade insular, com dificuldades evidentes em encontrar o melhor caminho para solucionar a progressiva pobreza em que se encontra mergulhado.

Várias políticas de desenvolvimento foram ensaiadas sem que alguma tivesse o efeito prático desejado, desafiando, deste modo, alguns conceitos e teorias de desenvolvimento económico. Neste contexto, a troca de experiências, tanto teórica como prática, na implementação e desenvolvimento de projectos comunitários promotores da mudança, poderá ser enriquecedora para os que têm estado empenhados em encontrar novos caminhos e soluções para romper as bolsas de pobreza. Por outro lado, é fundamental promovermos e incentivarmos o desenvolvimento de uma cultura de parceria entre agentes nacionais e internacionais, entre o sector público e privado, o poder local e agentes económicos locais, constituindo, deste modo, uma Comunidade de Prática como estratégia para a criação de mecanismos viáveis para o desenvolvimento.

Equipa de trabalho

Coordenação: Isaura Carvalho (Associação Roçamundo)

Comissão Organizadora:

Isaura Carvalho (Associação Roçamundo)

João Carlos Silva (Fundação Cacau)

Brígida Rocha Brito (Centro de Estudos Africanos/ISCTE)

Joaquim Ramos Pinto (NEREA Investiga)

Ana Cristina Palos (Centro de Estudos Sociais, UAC)

Comissão Científica

Rogério Roque Amaro (Centro de Estudos Africanos/ISCTE)

José Portela (Universidade de Trás-os-Montes)

Maria Antónia Barreto (Centro de Estudos Africanos/ ISCTE)

Brígida Rocha Brito (Centro de Estudos Africanos/ISCTE)

Ana Cristina Palos (Centro de Estudos Sociais, UAC)

Danilson Cotu (Ministério da Administração Interna, STP)

Isaura Carvalho (Associação Roçamundo)

As inscrições para a participação com apresentação de trabalhos nos workshops encontram-se abertas, devendo os interessados, até ao dia 6 de Fevereiro, enviar para o Secretariado a respectiva ficha de inscrição acompanhada de resumo.

Secretariado: Olavo Amado roca.mundo7@gmail.com ou ceiarte@cstome.net.

A Página Web do 1º Encontro Internacional de Desenvolvimento Local está on -line e disponível para consulta, recolha de informações e download de documentos: http://s1.webstarts.com/desenvolvimentolocalstp2009.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]