Acerca da Minha Terra
Área de Associados

VICENTINA

Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste

Morada: R. Direita, 13

8600-069 Bensafrim

Tel.: +351 282 680 120

E-mail: vicentina@vicentina.org

Site: www.vicentina.org

 

Território: Sudoeste

Área: 1.376,4 km2

Habitantes: 42.129 hab.

Densidade populacional: 30,6 hab./km2

I10395-VICENTINAT.JPG 

Sudoeste

Concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Monchique, Portimão (freguesia da Mexilhoeira Grande), Silves (freguesias de Silves, Alcantarilha e Algoz), Lagos (freguesias de Odiáxere, Bensafrim e Barão de São João). O território de intervenção do GAL ADERE é de elevado valor natural e ambiental, com cerca de 66 por cento da área integrada na Rede Natura 2000, onde se incluem os Sítio/Zona de Proteção Especial Monchique e Arade/Odelouca e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, cuja extensa área se estende muito para além dos limites do território, contemplando um rico património ambiental, sobretudo a nível florístico, sendo conhecidas cerca de 750 espécies de reconhecido valor científico.

A agricultura sempre representou uma importante atividade económica para a região. As culturas de batata-doce, amendoim, batata, milho, citrinos, hortícolas e fruticultura de sequeiro representam uma importante fatia na produtividade das famílias. Entre as outras atividades económicas, destacam-se a transformação agroalimentar (enchidos e medronho), produção florestal, pesca e apanha de marisco (dourada, sargo, perceve e navalheira), suinicultura e apicultura.

No entanto, a proximidade da costa, por um lado, e a Serra, por outro, não podem ser ignoradas, representando uma importante mais-valia ao nível do setor turístico. Odeceixe, Arrifana, Carrapateira, Castelejo e Martinhal – são apenas algumas das praias de grande atratividade para os turistas. A Serra de Monchique, com os seus picos – Foia (902 m) e Picota (774 m) – os pontos mais altos do sul de Portugal, marca o território com o verde das suas paisagens serranas e extensas vistas, estabelecendo uma relação de cumplicidade e complementaridade com o litoral.

Outros Artigos em Associados:

ASDEPR

CHARNECA

A2S

DOURO SUPERIOR

RUDE

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4