Turismo leva ADL à BTL

2013-03-07

2013

As Associações de Desenvolvimento Local (ADL), à semelhança dos anos anteriores, marcaram presença na maior feira de turismo realizada a nível nacional - de 27 de fevereiro a 3 de março, no Parque das Nações, em Lisboa -, divulgando e promovendo a oferta turística dos territórios rurais.

Assumindo particular relevância nas Estratégias de Desenvolvimento Local, sector-chave no desenvolvimento dos territórios rurais, o turismo é uma área em que as ADL têm vindo a intensificar a sua intervenção - no âmbito da Abordagem LEADER dos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM) - o que tem permitido diversificar e qualificar a oferta turística, mas também gerar riqueza, criar emprego e fixar a população.

Evidenciar esta dinâmica turística nos territórios rurais, aliada às atividades artesanais e à gastronomia, mostrando aos visitantes que os territórios rurais merecem ser visitados, foi o principal objetivo da participação das ADL na 25ª edição da BTL.

Para a ADIBER, numa participação conjunta com os quatro municípios da Beira Serra - Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua - «este é um território que se complementa entre si. Une-nos a diversidade da oferta turística», defende o presidente da associação, Miguel Ventura, destacando as paisagens da Serra do Açor e dos vales do Alva, Ceira e Mondego, a rusticidade das suas Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas, a vasta oferta cultural e a gastronomia.

Fortemente promovido na BTL foi também o território do Baixo Guadiana, através da associação Terras do Baixo Guadiana, em parceria com a Odiana. O rio Guadiana, as praias, a avifauna, a flora, o artesanato, os produtos locais, o sal de Castro Marim, foram alguns dos nichos turísticos destacados, quer no stand das duas associações, quer no do Turismo do Algarve.

O stand do Algarve foi, aliás, o cenário escolhido pelas associações Terras do Baixo Guadiana, In Loco e Vicentina para a apresentação da imagem regional do Turismo de Natureza no Algarve, no dia inaugural da BTL. «Puro Algarve. O seu destino natural» será a imagem unificadora do projeto de cooperação LEADER das três ADL do Algarve «Um Outro Algarve», que envolve os municípios algarvios.

A associação Terras de Sicó apostou, uma vez mais, na promoção do eixo da romanização que une os concelhos de Condeixa-a-Nova, Penela e Ansião, dando a conhecer as iniciativas do projeto Villa Sicó, no âmbito do PROVERE, que chega este ano ao fim.

O dia especial da Terras de Sicó na BTL, sob o mote «Os romanos estão de volta», 28 de fevereiro, ficou assinalado com as apresentações do portal Villa Sicó, do projeto de visita virtual dos Espaços de Romanização e do spot televisivo Villa Sicó, que irão dar grande visibilidade ao projeto.

«A maioria das ações do Villa Sicó vai decorrer este ano», explicou o presidente da associação Terras de Sicó, Rui Rocha, adiantando desde já a inauguração dos arranjos exteriores da Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda, e a apresentação do projeto de sinalética e sinalização do eixo da romanização, dia 24 de março.

Pela primeira vez, a Pinhal Maior e os cinco concelhos do Pinhal Interior Sul - Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei - apresentaram-se na BTL num único espaço. Sob o lema «5 Concelhos, 5 Sentidos», a associação e os municípios apostaram na divulgação do património natural e cultural da região, através da apresentação de vídeos e de outros materiais promocionais que ressalvam as Aldeias de Xisto, as praias fluviais, as tradições e a gastronomia.

«Ribatejo? Terras de tradições e emoções?» é a mensagem que a APRODER e a CHARNECA procuraram transmitir aos visitantes da BTL. A presença, enquadrada no projeto de cooperação LEADER «Ribatejo - Promover para Vender», teve por principal objetivo divulgar e promover o património natural e cultural dos concelhos de intervenção de ambas as associações.

Destacar o que de melhor se pode encontrar nos territórios junto ao rio Tejo - tradições, produtos locais, gastronomia - foi também o motivo que levou as ADL TAGUS, ADIRN, ADRACES, APRODER, LEADERSOR e PINHAL MAIOR a participar no certame através do projeto de cooperação LEADER «Tejo Vivo».

No final, todos consideraram positiva a presença em mais esta edição da BTL, destino de eleição para milhares de visitantes. No ano em que comemorou 25 edições, a BTL recebeu o visitante um milhão, que ganhou uma viagem e estadia de quatro dias no Centro de Portugal - destino nacional convidado.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]