Acerca da Minha Terra
Área de Associados

TERRAS DE SICÓ

Associação de Desenvolvimento

Morada: Largo dos Celeiros, 3

3105-326 Redinha

Tel.: +351 236 912 113/4

E-mail: geral@terrasdesico.pt

Site: www.terrasdesico.pt

 

Território: Terras de Sicó

Área: 1.403,69 Km2

Habitantes: 105.322 hab.

Densidade populcaional: 75,03 hab./km2

I10394-TERRASXDEXSICXX.JPG 

Terras de Sicó

As “Terras de Sicó” – englobando a totalidade da área dos concelhos de Alvaiázere, Ansião e Pombal (distrito de Leiria), e Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure (distrito de Coimbra) – integram o território de intervenção do GAL.

O território desenvolve-se em torno da Serra de Sicó. A serra que dá nome a todo o maciço e é a mais elevada do seu bloco ocidental, com 553 metros de altitude. No lado oriental, as cotas passam dos 447 metros da Serra de Mouro para os 618 metros da Serra da Alvaiázere, a mais elevada de todo o Maciço de Sicó. Um pequeno maciço, com cerca de 430 km2, situado na Orla Mesocenozóica Ocidental, que deve grande parte das suas características morfológicas, paisagísticas e ambientais à presença de rochas calcárias e aos processos de evolução cársica do relevo. Permeável e facilmente solúvel na água, a rocha calcária está na origem das inigualáveis formas cársicas de superfície (lapiás, dolinas e canhões) e consequente espetacularidade da paisagem das Terras de Sicó.

Os lapiás, deixando que as águas pluviais se infiltrem rapidamente através das ranhuras, formando uma rede de grutas, comprovam os importantes recursos aquíferos do Maciço de Sicó. As dolinas, fechadas e impermeabilizadas, constituem espelhos de água de vital importância para a vida selvagem e atividades agrícolas, assim como a pastorícia de gado caprino e ovino, na origem de um dos produtos mais emblemáticos da região: o queijo Rabaçal (DOP).

Destacando-se a nível da flora e fauna (integrado a Rede Natura 2000), a região é igualmente uma região rica em fósseis marinhos.

Nas Terras de Sicó encontram-se ainda importantes vestígios da ocupação romana. A 12 quilómetros das ruínas da antiga cidade de Conímbriga, a Villa romana do Rabaçal (concelho de Penela) permite compreender a presença romana na região, quer através de uma visita ao espaço-museu/centro de interpretação, quer ao sítio arqueológico Lugar da Ordem/Rabaçal.

Outros Artigos em Associados:

LEADERSOR

ADIRN

ADIBER

CORANE

ADER-AL

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4