MINHA TERRA promove qualificação dos GAL

2011-08-19

Cerca de 140 técnicos dos Grupos de Ação Local (GAL) - responsáveis pela implementação do LEADER em Portugal - participaram nas 10 ações organizadas de forma descentralizada, em junho e julho, 2011, sobre Comunicação e Contratação Pública.

A intervenção das Associações de Desenvolvimento Local (ADL) nos territórios rurais, enquanto portadoras de projetos, gestoras de iniciativas e programas e, principalmente, enquanto plataformas de exercício de novas formas de governação, requer competências genéricas e específicas, cuja atualização e renovação se coloca tanto ao nível das equipas técnicas, como dos corpos dirigentes e redes de entidades parceiras.

Enquanto entidade que está mais vocacionada para desenvolver este tipo de ações, a MINHA TERRA assumiu o papel de coordenar as atividades de qualificação e trabalho em rede dos Grupos de Ação Local (GAL) que pressupõem uma escala nacional e de interesse para todos.

Assim, com o objetivo genérico de contribuir para a qualificação das ADL, dotando-as das competências adequadas à sua intervenção, nomeadamente, melhorando os serviços prestados nos territórios, e capacitando-as para melhor implementar as políticas públicas e dando resposta às necessidades manifestadas, a MINHA TERRA organizou dois ciclos de oficinas: o primeiro sobre Comunicação e o segundo sobre Contratação Pública.

As 7 oficinas sobre Contratação Pública decorreram entre 13 de junho e 12 de julho, em Guimarães, Redinha, Santarém, Alcáçovas, Covilhã e Ponta Delgada. No conjunto, estas oficinas - de abordagem aos aspetos práticos da aplicação do Código dos Contratos Públicos aos GAL (enquanto entidades adjudicantes e na sua função de analistas de pedidos de pagamento dos beneficiários das medidas LEADER) - contaram com a presença de 105 técnicos dos GAL.

Desenvolver as competências de comunicação dos técnicos dos GAL, preparando-os para a construção e implementação do plano de comunicação das suas organizações, foi o objetivo das Oficinas de Comunicação. Realizadas nos dias 14, 15 e 16 de Junho, em Sabrosa, Santa Comba Dão e Arraiolos, estas 3 oficinas somaram 33 participantes de 26 GAL.

Da estratégia à prática, o programa das Oficinas de Comunicação contemplou os objetivos da comunicação, a construção da mensagem e a operacionalização das ferramentas a utilizar.

No final destes dois ciclos, em jeito de avaliação, os comentários justificaram o interesse e pertinência dos temas, ressalvando o agendamento de mais ações sobre estas e outras matérias de crucial importância para a intervenção das organizações de desenvolvimento rural.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]