Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Segunda edição da “Festa Templária Almourol”

2017-08-30

O Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, vai ser, durante três dias, o palco medieval da recriação do ambiente vivido pelos templários na Idade Média. Entre 8 e 10 de setembro, várias personagens deambulantes pela margem e ilha do castelo, acampamentos e ateliers de ofícios da época vão adereçar este cenário medieval.

I13043-IMAGEM1.JPG

Desfiles, danças medievais, milícias templárias, dramatizações, feira de artesanato e tasquinhas vão compor o programa orquestrado pelo Município de Vila Nova da Barquinha em parceria com a ADIRN – Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e o apoio do Exército Português, do Instituto Politécnico de Tomar e da Associação de Turismo Militar.

Consultar o programa completo da Festa Templária de Almourol aqui.

Futuro Centro de Interpretação Templário – Almourol

É de referir que no passado dia 18 de julho, o projeto “Centro de Interpretação Templário – Almourol” submetido pelo Município de Vila Nova da Barquinha ao Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal, foi aprovado.

A instalar no Centro Cultural da sede do concelho, o projeto visa criar um novo polo de atração no território. Ao fazer a “ponte” entre o Castelo e a sede de concelho quer captar os cerca de 70 mil visitantes anuais do monumento nacional para potenciar a dinamização económica e cultural da vila.

O Centro de Interpretação Templário – Almourol vai ser contemplado com um financiamento de 136 mil euros para a implementação do projeto, cujo investimento global ascende a cerca de 152 mil euros, e que é materializado através de uma sala de exposição permanente, um espaço para exposições temporárias e uma sala de projeção de filme sobre a temática dos Templários. Trata-se da primeria infraestrutura do género em Portugal.

A Linha de Apoio à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Programa Valorizar visa promover a contínua qualificação dos destinos através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e para a valorização do património cultural e natural do país.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4