Acerca da Minha Terra
Área de Associados

RAIA HISTORICA

Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira

Morada: Av. 1º de Dezembro, 10

6420-011 Trancoso

Tel.: +351 271 829 040

E-mail: geral@raiahistorica.org

Site: www.raiahistorica.org

 

Território: Raia Histórica

Área: 2.166 Km2

Habitantes: 43.531 hab.

Densidade populacional: 20 hab./km2

I10389-RAIAXHISTXXRICAT.JPG 

Raia Histórica

A Raia Histórica caracteriza-se por ser um território rural com a particularidade de estar situado numa zona de fronteira. Abrange a área administrativa de cinco concelhos do Nordeste da Beira no distrito da Guarda – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso.

O território assenta numa zona planáltica, variando entre os 400 e os 1000 metros de altitude, sendo atravessada pelos rios Távora, Massueime, Águeda e Côa. É um território com História onde por milénios tem vivido uma população que, em circunstância alguma, deixou de com ela identificar-se. O equilíbrio da paisagem humanizada e a coloração da paisagem que evidencia no período de Primavera e Outono dão-lhe uma expressão forte e bela.

Trata-se de uma zona com uma baixa densidade populacional, assistindo-se a um desvio progressivo da população, iniciado com os fluxos migratórios a que se assistiu na década de 1960.

Em termos económicos, o território caracteriza-se por um peso significativo da componente agropecuária e por um baixo grau de industrialização. No entanto, é uma região com bastantes recursos suscetíveis de serem aproveitados, quer no domínio agrícola e silvícola, quer ao nível da exploração de minérios e rochas, sobretudo granito. Ou ainda no âmbito do turismo, graças às suas excelentes potencialidades naturais e patrimoniais.

O território de intervenção do GAL detém parte do Parque Natural do Douro Internacional, fazendo ainda fronteira com o Parque Natural da Serra da Estrela, conta com cinco Aldeias Históricas – Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Marialva e Trancoso – e também parte das gravuras e pinturas rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Principal fronteira terrestre com a Europa, o território é porta de entrada para visitar as 11 fortalezas da Raia Histórica.

Outros Artigos em Associados:

ADERES

COIMBRAMAISFUTURO

ADIBER

MONTE

ADAE

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4