PROVE visita Herdade do Freixo do Meio

2011-05-19

2011

Terça-feira, 17 de maio, 10 horas da manhã. Na Herdade do Freixo do Meio, próximo de Montemor-o-Novo, tudo a postos para receber mais um grupo de visitantes. Desta vez, uma visita prospetiva do PROVE.

As visitas à exploração - 650 ha de montado de sobro e azinho - totalmente convertida ao Modo de Produção Biológico desde 2001, fazem parte do dia-a-dia da herdade do Freixo do Meio.

Desta vez, o grupo - um pouco maior que o habitual - 52 participantes ligados ao PROVE, entre técnicos de entidades que compõem a parceria do projeto (ADREPES, ADRITEM, TAGUS, MONTE e IN LOCO), equipa de avaliação (MINHA TERRA, ISA e UTAD) e 39 produtores, tinha por objetivo «inspirar-se» na experiência da herdade do Freixo do Meio, orientada pelo conceito de multifuncionalidade.

A visita do PROVE teve início com explicações sobre o montado e a agricultura biológica e a estratégia da empresa, assente em práticas sustentáveis, respeitando os recursos naturais e os ciclos da natureza. Seguiram-se visitas à horta, ao montado, às unidades de transformação e à loja, culminando num almoço preparado com produtos produzidos na exploração.

À tarde, mais explicações, reflexões e debate em torno do desenvolvimento de atividades portadoras de novas fontes de rendimento para os agricultores. E ainda os primeiros passos para a construção de um Manual de Intervenção nas Explorações Agrícolas, que será elaborado por uma equipa da Universidade de Évora, coordenada pela Prof.ª Teresa Pinto Correia.

Para o projeto PROVE, esta visita marca o arranque de um conjunto de Planos de Intervenção nas explorações agrícolas PROVE que permitam receber visitantes e promover atividades contribuindo para a sustentabilidade das explorações e o aumento do rendimento dos produtores.

Além desta diversificação de atividades - oferta de produtos e serviços, como atividades pedagógicas, culturais, turísticas -, numa perspetiva de novas fontes de rendimento para o agricultor, o PROVE espera nos próximos dois anos criar 20 novos núcleos e alcançar 200 novos consumidores.

A parceria também vai crescer. Agora são oito as entidades de desenvolvimento local (ADER-SOUSA, ADREPES - coordenadora, ADRIMINHO, ADRITEM, DOLMEN, IN LOCO, MONTE, TAGUS), que integram a parceria mas brevemente serão o dobro, com o alargamento do projeto aos territórios de mais oito ADL (ADER-AL, ADIRN, Alentejo XXI, ATAHCA, Charneca Ribatejana, LEADER OESTE, DESTEQUE e PRÓ-RAIA), mobilizando produtores agrícolas e consumidores para modos de comercialização mais éticos e de consumo mais responsável.

O PROVE, projeto surgido no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL, atualmente enquadrado no Subprograma 3 do PRODER - Abordagem LEADER, conta já com 27 núcleos constituídos, envolvendo mais de 60 produtores e 900 consumidores.

Todas as semanas, 6,5 toneladas de produtos hortofrutícolas são comercializadas com o selo PROVE, sob a forma de um cabaz semanal, um cabaz PROVE.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]