Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Projeto “Cultivar & Cooperar” é capa de “Olhar o Mundo Rural” de Fevereiro 2019

2019-02-18

O editorial do primeiro “Olhar o Mundo Rural” de 2019, assinado pela Vice-Presidente do Conselho de Administração da Grater – Associação de Desenvolvimento Regional, Fátima Amorim, salienta a importância que a PAC continua a ter enquanto “instrumento fundamental para a coesão social e para o desenvolvimento económico das zonas rurais, sendo assim muito o trabalho que temos de continuar a desenvolver neste período de negociação das propostas legislativas, e a GRATER tem-no feito junto dos Eurodeputados; na Federação Minha Terra, que enquanto Presidente da ELARD tem tido um papel fundamental na defesa do futuro LEADER/DLBC e, com o Governo dos Açores, que demostrou a sua preocupação sobre o futuro do desenvolvimento rural.”

Em ano de eleições europeias, os eurodeputados Ricardo Serrão Santos (PS) e Sofia Ribeiro (PSD) dão conta numa entrevista da sua experiência enquanto representantes dos Açores no Parlamento Europeu.

O tema da cooperação atravessa muitos dos projetos e do espírito da GRATER. O “Cultivar & Cooperar” é exemplo disso. A propósito do primeiro encontro em Cabo Verde do projeto que reúne Terceira, Graciosa, Santo Antão e Portugal continental, ficamos a saber que o “projeto de cooperação ‘Cultivar & Cooperar’ tem sido uma experiência marcante para a GRATER, uma vez que permitiu o estabelecimento de parcerias entre três regiões (Portugal – Açores – GRATER - Terceira e Graciosa, Cabo Verde- Santo Antão e Portugal Continental-ADIRN), com caraterísticas distintas em termos climáticos e agrícolas, mas em que o setor agrícola desempenha um papel fundamental em termos económicos”.

Leia o OLHAR O MUNDO RURAL N.º 23 Fevereiro 2019 AQUI

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4