Acerca da Minha Terra
Área de Associados

PROBASTO

Associação de Desenvolvimento Rural de Basto

Morada: Edifício Multiusos – Lugar do Rio – Refojos

4860-408 Cabeceiras de Basto

Tel.: +351 253 662 025

E-mail: probasto@probasto.pt

Site: www.probasto.pt

 

Território: Terras de Basto

Área: 812,5 Km2

Habitantes: 54.297 hab.

Densidade populacional: 67 hab./Km2

I10387-PROBASTOT.JPG 

Terras de Basto

Diz-se que Basto não é Minho nem Trás-os-Montes, mas ambos. Localizadas numa zona de transição entre o Litoral Norte e o Interior de Trás-os-Montes, as Terras de Basto são constituídas por quatro concelhos – Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena – (os dois primeiros do distrito de Braga e os dois últimos do distrito de Vila Real) que representam uma zona contígua e homogénea centrada sobre o rio Tâmega, considerado, por si só, um elemento aglutinador do território. A água é, aliás, o elemento sempre presente em Basto, quer pela sua qualidade e importância nas atividades rurais tradicionais, desde os vinhedos aos lameiros, quer pela beleza que confere à paisagem.

As paisagens de Terras de Basto encontram-se dispostas em anfiteatro sobre o Tâmega e limitadas por um conjunto de formações montanhosas o que, em termos físicos, lhe confere uma grande coesão interna. Até há bem pouco tempo com vias de comunicação deficientes, tanto com o exterior como a nível interno, constituem, hoje, com as novas acessibilidades, um “concentrado” de ruralidade de fácil acesso para uma partida à descoberta do Portugal genuíno – onde a terra ainda é medida em “carros de pão”, “pipas de vinho” e “cabeças de gado” que alimentam.

Em termos económicos, o território de intervenção do GAL PROBASTO continua, de alguma forma, depende do setor primário, mas o turismo apresenta-se como um “cluster” de enorme potencialidade. Associado ao vinho, à floresta e pecuária extensiva – elementos transversais e estruturantes da economia local –, e à qualidade natural e paisagística da região, este setor poderá servir de alavanca económica para a região nos próximos anos.

Outros Artigos em Associados:

ASDEPR

ADIBER

ARDE

SOL DO AVE

ADER-SOUSA

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4