Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Orçamento Comunitário: ELARD alerta impacto negativo para o Desenvolvimento Rural

2013-01-13

Em reação ao acordo alcançado pelo Conselho Europeu sobre o orçamento comunitário para 2014-2020, a ELARD afirma estar «particularmente preocupada» com a redução de 14% para o Desenvolvimento Rural.

 

No documento divulgado, na semana passada, dia 12 de fevereiro, a European LEADER Association for Rural Development (ELARD) alerta para o impacto negativo do acordo sobre o Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia (UE) 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais e suas populações, sublinhando não só a redução das verbas, para 85 mil milhões de euros, como a hipótese dada aos Estados-membros de transferir uma parte do orçamento do desenvolvimento rural (15 a 25%) para o primeiro pilar.

A ELARD sustenta que apesar da atual crise financeira, o Desenvolvimento Rural e o «greening» da Política Agrícola Comum (PAC), deveriam ter sido poupados destes cortes adicionais e enquadramentos legais, uma vez que os territórios rurais têm potencial para atuar como centros de crescimento económico sustentável, inovação e criação de emprego, tal como têm vindo a demonstrar os Grupos de Ação Local (GAL), através do LEADER, nos últimos 20 anos.

No documento, a ELARD afirma ainda que a Europa continua agarrada ao passado e apela aos chefes de Estado no sentido de reconsiderar o acordo, optando por uma verdadeira reforma da PAC, socialmente responsável e mais «verde».

 

A ELARD - European LEADER Association for Rural Development representa mais de 800 Grupos de Ação Local (GAL) LEADER de 21 Estados-membros, quer através das suas redes nacionais, quer como membros individuais. A Federação MINHA TERRA é membro da ELARD.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4