Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Olhar o Mundo Rural fechou o ano com arte

2018-01-09

A edição de dezembro de 2017 da publicação da GRATER abre com o primeiro editorial da nova vice-presidente do Conselho de Administração, Fátima Amorim, que anuncia a intenção da GRATER, enquanto entidade gestora da parceria GRATER Mar, de promover um conjunto de sessões de divulgação da estratégia de desenvolvimento local para as pescas e da tipologia de projetos elegíveis para financiamento, no seu território de intervenção – ilhas Graciosa e Terceira.

Na rubrica "Espaço Associado", comemora-se o 54º aniversário da sociedade de exploração espeleológica “Os Montanheiros”, responsável pela organização de passeios pedestres e pela gestão das cavidades vulcânicas – Algar do Carvão e Gruta de Natal –, que recebem, todos os anos, milhares de visitantes. Este associado da GRATER tem, entre outros projetos, a construção de um centro de interpretação do Algar do Carvão e a reinauguração do espaço museológico d’Os Montanheiros.

Nos "Projetos Exemplares" divulgam-se dois projetos que contaram com o apoio do PRORURAL+, através da GRATER, no âmbito da intervenção Investimentos na Criação e no Desenvolvimento de Atividades não Agrícolas: a padaria do Juncal, na Praia da Vitória, e o futuro salão de cabeleireiro, estética e bem-estar, no Porto Martins.

A designer Susana António que orientou na Terceira uma residência criativa em embutido em madeira, numa iniciativa organizada pelo Centro Regional de Artesanato dos Açores, com o apoio logístico da GRATER, no âmbito do seu projeto “Craft & Art”, é a personalidade entrevistada neste número 16.

A residência criativa, que decorreu, de 23 de outubro a 5 de novembro, é também pretexto para um destaque sobre a participação de três artesãos da ilha Terceira e a criação de uma colecção de jóias inspiradas no alfenim.

Por fim, nas "Notícias" da GRATER podem-se ler relatos sobre um conjunto de atividades desta Associação de Desenvolvimento Regional, desde a participação e a animação na Feira de Empreendedorismo “Angra com futuro”; às formações em Excel Básico, Princípios Básicos da Gestão Empresarial, Técnicas de Marketing, Redes Sociais e Vendas Online, no âmbito do projeto Craft & Art; à reunião de parceiros do Craft & Art, em Cabo Verde; à participação da GRATER numa formação do IFAP; e à assembleia geral de parceiros da GRATER Mar.

Publicação para carregamento em anexo.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4