Acerca da Minha Terra
Área de Associados

O Prémio Internacional de Desenvolvimento Local 2017

2017-01-27

I12899-IMAGEM1.JPG

Estão abertas até 15 de abril as candidaturas ao Prémio Internacional de Desenvolvimento Local que visa distinguir trabalhos de investigação e iniciativas de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial que obtiveram sucesso, e merecedoras de reconhecimento internacional.

O concurso lançado pelo Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e o Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria (Itália) comporta quatro secções – ensaios, jovens investigadores, territórios e empresas.

Refira-se que à Secção “territórios” podem-se candidatar territórios “que se destaquem por acções inovadoras essenciais para a sua transformação económica e social, permitindo-lhes ultrapassar o atraso, o declínio prolongado ou a estagnação económica, assim como territórios que tenham iniciado ou promovido um processo de desenvolvimento integrado ou em parceria nos seguintes domínios: inovação, internacionalização, qualificação de recursos humanos”. As candidaturas de agências de desenvolvimento, instituições públicas, associações privadas, organização em parceria público-privado, consórcios e outras organizações que concorram para a concretização de políticas e estratégias de desenvolvimento local são elegíveis.

Na Secção "empresas" aceitam-se candidaturas de "empresas, singulares ou associadas, que tenham desenvolvido iniciativas e projetos que envolvam outros atores e territórios nos seguintes domínios: inovação, internacionalização, formação e qualificação de recursos humanos, desenvolvimento empresarial, coesão social, integração de cadeias produtivas (responsabilidade territorial das empresas)".

O prémio internacional insere as seguintes ambições – relevar a necessidade de mobilizar ideias e projetos para o desenvolvimento com base nos recursos locais, e ajudar a criar uma ligação entre a reflexão dos académicos e a dos agentes no terreno.

A cerimónia de entrega do prémio vai ocorrer no quadro da Conferência Internacional de Desenvolvimento Local, a realizar em maio, na Universidade do Algarve.

Para mais informações, consultar em http://cieo15.wixsite.com/localdev2017award ou contatar o investigador responsável: Hugo Pinto – hpinto@ces.uc.pt

Documentos Anexos:

Anúncio do Concurso

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Portal LEADER 2020

 I17-IMAGEM5.JPG

Com o apoio do FEADER

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4