Newsletter 28-06-2013 [Nº 69]


Acordo sobre o orçamento comunitário 2014-2020 e reforma da PAC

As três instituições da União Europeia (Comissão, Conselho de Ministros e Parlamento) chegaram, esta quarta-feira, 26 de junho, a um acordo sobre o orçamento comunitário para 2014-2020.

 I962-PANORAMAXALDEIAXCASTELO1XVVV.JPG

A partir de segunda-feira, os eurodeputados reúnem-se em sessão plenária para discutir o acordo alcançado no Luxemburgo, que terá de ser aprovado por uma maioria qualificada dos 754 eurodeputados do Parlamento Europeu.

Prevê-se que Portugal vá receber cerca de 27,8 mil milhões nos próximos sete anos, menos 9,7% do que entrou no país entre 2007 e 2013.

Foi também tornado público o acordo da União Europeia para a Reforma da PAC. A nova PAC dará mais liberdade aos Estados-Membros para decidir sobre a sua aplicação em cada território, o que remete, agora a atenção para o desenho dos Programas de Desenvolvimento Rural para 2014-2020.

O governo português mostrou-se satisfeito com o acordo, com o secretário de Estado da Agricultura, que representou o Governo nos dois dias de negociações, a assegurar que “o sector pode continuar a trabalhar”. Em declarações em Bruxelas, José Diogo Albuquerque disse que “conseguiu-se evitar e mitigar a instabilidade que havia nas propostas iniciais da Comissão (...) e trazer algo que vai permitir à nossa PAC ter um reequilíbrio, mas controlado".

O secretário de Estado da Agricultura disse ainda que Portugal assegurou vários ganhos, passando a dispor de instrumentos, no quadro da nova PAC para 2014-2020, que lhe permitirão mesmo "fazer um novo programa melhor que no passado, mais simples e com uma entrada mais rápida em funcionamento".

O eurodeputado português Luís Capoulas Santos, negociador do Parlamento Europeu para a Reforma da PAC, também expressou a sua satisfação em relação ao resultado das negociações entre as três instituições comunitárias, ainda que lamentando a falta de acordo sobre os envelopes nacionais de ajudas.

Dacian Ciolos, Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Europeu, mostrou-se igualmente satisfeito com este acordo “que dá à Política Agrícola Comum uma nova direção, que atende melhor às expetativas da sociedade, e levará a mudanças profundas: tornar os pagamentos diretos mais justos e mais verdes, reforçar a posição dos agricultores no seio da cadeia alimentar, e tornar a PAC mais forte e transparente”, contribuindo decisivamente para o objetivo geral de promover um “crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”.

A PAC continua a ser uma das mais importantes políticas da União Europeia e representa quase 40 por cento do seu orçamento. [+]


MINHA TERRA na FIA 2013

A participação na 26.ª edição da Feira Internacional de Artesanato, que se realiza de 6 a 14 de julho, na FIL, em Lisboa, em conjunto com as Associações de Desenvolvimento Local associadas, pretende divulgar e promover projetos e iniciativas apoiadas no âmbito da Abordagem LEADER.

 

   I960-IMGX0502XD.JPG

O stand, no Pavilhão 3, será dinamizado por artesãos e produtores dos territórios de intervenção das Associações de Desenvolvimento Local, que aproveitam a oportunidade para dar a conhecer as artes e ofícios tradicionais mas também a enorme e diversificada oferta gastronómica do mundo rural.

No artesanato, destacam-se as presenças do Portugal Rural e E-Arte. Depois da estreia no ano passado, o Portugal Rural - projeto que resulta de uma parceria alargada de 10 ADL - volta a associar-se ao evento, apostando na divulgação de peças de artesanato das regiões abrangidas pela parceria, reforçando assim o seu papel de promoção dos produtos regionais em territórios urbano.

O E-ARTE - projeto no âmbito da cooperação LEADER que visa apoiar pequenas associações e cooperativas de artesãos -, reunirá um conjunto significativo de peças, das mais tradicionais às mais contemporâneas e originais, aproveitando ainda a ocasião para lançar os guias de artesanato das serras de Montemuro Arada e Gralheira, e Vale do Minho e o portal e.artesanato.com.

Outras ADL prometem trazer animação ao stand da MINHA TERRA, proporcionando aos visitantes a possibilidade de, por um lado, ver ao vivo artesãos a trabalhar e, por outro, provar e degustar genuínos sabores do mundo rural português.

A FIA 2013 irá juntar 140 artesãos de todo o país que terão ainda a oportunidade de ver o seu talento reconhecido nos concursos Prémio Nacional do Artesanato e no Prémio Artesanato Tradicional e Contemporâneo.

“ENTRELAÇAR - As artes de trabalhar e entrelaçar fibras vegetais” é o tema da edição deste ano da FIA - considerada a maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa -, que celebra 25 anos. [+]

A iniciativa do MONTE compreende várias atividades. Évora, 21 a 30 de junho. [+]


Sob o tema "Cidadania ativa e desenvolvimento local". Em Santa Maria da Feira, de 27 a 30 de junho. [+]


Organizado pelas associações APRODER e Charneca Ribatejana. Santarém, 28 de junho. [+]


Seminário final do projeto "Construir em Igualdade" da ESDIME. Aljustrel, 28 de junho. [+]


Ação da ADDLAP, da cooperação LEADER - Projeto “Cooperar em Português”. São Pedro do Sul, 29-30 de junho. [+] 


Promovida pelas associações TAGUS e Palha de Abrantes. Sábado, 29 de junho. [+]


Estão abertas as inscrições para a promoção de iniciativas locais de comemoração. Até 30 de junho. [+]


Organizada pela LEADERSOR, integra o colóquio "Perspetivar o montado". Ponte de Sor, 5 a 7 de julho. [+]


O projeto da ADRITEM arranca na aldeia de Vilarinho de S. Roque (Albergaria-a-Velha), dias 6 e 7 de julho. [+]


Integrada na Feira de S. Tiago, é organizada pela associação RUDE na Covilhã, 12 a 18 de julho. [+]


O grande encontro de GAL de toda a Europa acontece este ano na Croácia, de 5 a 7 de julho. [+]


A última edição da revista da GRATER destaca o apoio da associação desde o início do LEADER (Eixo 3 PRORURAL). [+]


Proporcionando-lhes a oportunidade de obter conhecimento e know-how junto de GAL experientes. [+]


Dias 3 e 4 e agosto na cidade russa de Belgorod, com a presença do presidente da ELARD. [+]


Seminário na Polónia, a 6-7 de agosto. Inscrições até 30 de junho. [+]